Profissão Coreógrafo. O que é?

Continuando nossa série: Como ganhar dinheiro com a Dança. Vamos aprofundar na profissão de coreógrafo, uma das fundamentais profissões para o desenvolvimento do trabalho artístico de dança, pode-se dizer que é mesmo o coração de uma equipe, grupo ou companhia de dança.

O que é ser coreógrafo? Acredito que é muito mais do que montar coreografias. É sim compor verdadeiras sinfonias de dança, memoráveis e de grande importância cultural, histórica e social.

Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca

Muitos coreógrafos, acredito que a maioria se fez a partir de excelentes dançarinos. Que por amar a dança, sentiram a necessidade de criar suas próprias obras. A dança para essa profissão é bem mais do que só um complemento, passa pela vontade de se expressar, de uma forma bem mais ampla sua inteligência artística. O coreógrafo não consegue mais só expressar sua arte através de seu próprio corpo. Ele busca em outros talentos, construir uma grande obra. Soma esses talentos - dançarinos(as), e multiplica seu dom. Dividindo a poesia do que é dançar com todos da humanidade.

Esse é realmente um trabalho importante que carrega uma responsabilidade enorme, culturalmente falando. E dele a missão de dar continuidade a dança e cultura de um povo, seus costumes, estilos e modalidades de dança de todo o planeta. Devemos ter grande respeito pelo Coreógrafo no Mundo da Dança, ele simboliza toda a essência da arte de Dançar.
Roger Dance

Coreógrafo. O que é?

De acordo com a Cidade das Profissões. Farei um relato dessa profissão.

Funções:

O coreógrafo estrutura o esquema de trabalho a ser desenvolvido e cria figuras coreográficas ou sequências. transmite ao bailarino(a) a forma, a movimentação, o ritmo, a dinâmica e a interpretação necessários a execução da sua obra. Dedica-se também, à preparação corporal dos dançarinos. É o responsável máximo pela realização de um bailado (coreografia) Cria movimentações cênicas a partir de uma idéia, música, texto ou roteiro.

Áreas de atuação

Televisão: Elabora e prepara as pequenas coreografias que aparecem, principalmente, em programas de variedades.
Companhias de Dança: Faz a coreografia de bailados e espetáculos de Dança.
Teatro: Idealiza a executa determinadas cenas que incluem bailado.

Requisitos: Capacidade de liderança, imaginação e sentido estético, aliado a profundos conhecimentos de dança.

Mercado de trabalho.

As opções profissionais no Brasil são bastante amplas, apesar de muitas vezes o coreógrafo ter pouca condição e apoio para exercer a sua atividade.
Existem muitos trabalhos sendo realizados em festivais, companhias e teatros. Bem como escolas, instituições culturais e ong´s. Muitos trabalham na área social, desempenhando fundamental papel no desenvolvimento das pessoas ligadas a uma grande parcela da sociedade. Existe também o trabalho de pesquisador e divulgador de tradições culturais, tais como os CGT ( Centro de Traduções Gaúchas ) por exemplo.
Enfim, por se tratar de uma profissão que mexe com a cultura em geral, porque todos os povos de todas as raças e tempos se expressam através da dança. Acredito que essa profissão sempre vai estar entre nós na sociedade, deixando uma grande margem de trabalho em vários seguimentos.


Série: Como ganhar Dinheiro na Dança

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.