Musical Teatro - Parte 1

Hoje entraremos em uma vertente da dança que se mistura com várias outras artes.
Considero o musical teatro o espetáculo mais completo que existe no que se refere a dança, teatro e música. Porque simplesmente um artista de musical teatro não tem que dominar somente a técnica de dança, mais sim do canto e interpretação. Se tornando assim um artista completo. Nesta postagem darei início ao assunto do musical teatro, mas como é um seguimento bastante amplo estarei escrevendo essa matéria em quatro partes. Espero que gostem e seja de grande aprendizado para todos.

Teatro musical


O Black Crook (1866), considerado por alguns
historiadores como o primeiro musical

Teatro musical é uma forma de teatro que combina música, canções, falado do diálogo e da dança. O conteúdo emocional da obra - humor, pathos, amor, raiva - assim como a história em si, é comunicada através das palavras, movimento da música e os aspectos técnicos do entretenimento como um todo integrado. Desde o início do século 20, palco de obras de teatro musical tem sido geralmente chamado simplesmente de "musicais".


Musicais são realizados em todo o mundo. Eles podem ser apresentados em locais de grandes dimensões, tais como de grande orçamento West End e da Broadway, produções em Londres e Nova York, ou em pequenas franjas do teatro, Off-Broadway ou produções regionais, em turnê, ou por grupos amadores nas escolas, teatros e outros espaços de atuação. Além da Grã-Bretanha e a América do Norte, são vibrantes as cenas de teatro musical em muitos países da Europa, América Latina, Austrália e Ásia.

Alguns famosos musicais incluem Boat Show, Oklahoma!, West Side Story, A Fantasticks, Hair, A Chorus Line, Les Misérables, O Fantasma da Ópera, Rent, The Producers e Wicked.

Definições


Livro musicais
No século 20 "livro musical" tem a definição de uma peça musical onde as canções e danças são totalmente integrados em uma história bem-feita, com sérias metas dramáticas, que é capaz de evocar emoções genuínas. Os três componentes principais de um livro musical é a música, as letras, e o livro.

 O livro de um musical refere-se à história, o desenvolvimento do caráter e estrutura dramática, incluindo o diálogo falado. Também podendo se referir ao diálogo e letras juntas, que são muitas vezes referidas (como em ópera), como o libreto (italiano para " pequeno livro "). As músicas e letras juntas formam a pontuação do musical. A interpretação do musical pela equipe criativa de cada produção influencia fortemente a maneira pela qual o musical é apresentado. Esta equipe inclui um diretor, um diretor musical, geralmente um coreógrafo e às vezes um orquestrador.


Um musical de produção também é criativamente caracterizado por aspectos técnicos, tais como cenografia, figurinos, de teatro, iluminação e som, que geralmente mudam a partir da produção original para as produções seguintes. Alguns elementos de produções famosas, no entanto, podem ser retidos a partir da produção original, por exemplo, de Bob Fosse coreografia em Chicago.

Não há tamanho fixo para um musical. Ele pode variar de um ato de entretenimento curta a vários atos e várias horas de duração (ou até mesmo apresentação multi-noite, no entanto, a maioria dos musicais variam de uma hora e meia a três horas. Os musicais são geralmente apresentadas em dois atos, com um intervalo de dez a vinte minutos de duração. O primeiro ato é muitas vezes maior do que o segundo ato. Ele geralmente apresenta quase todos os personagens e na maioria das músicas, e muitas vezes acaba com a introdução de um conflito dramático ou complicação parcela. O segundo ato pode introduzir algo novo como algumas músicas, mas normalmente contém reprises de importantes temas musicais e resolve o conflito ou complicação.

Um livro musical normalmente é construído em torno de 4-6 músicas tema principal, que são repetidos no final do show, embora às vezes consiste em uma série de canções musicalmente não diretamente relacionados. O diálogo falado geralmente é intercalado entre os números musicais, apesar dos "diálogos cantados" ou recitativo poderem ser utilizados, especialmente nos chamados "cantado por meio de" musicais, como Jesus Cristo Superstar, Les Misérablese Evita. Vários musicais na Broadway e menor no West End, foram apresentadas em um ato nas últimas décadas.

Uma menina Alegria (1893) foi um dos
musicais de sucesso em primeiro lugar.
Em um musical momentos de maior intensidade dramática são muitas vezes realizados em música. Proverbialmente, "quando a emoção se torna demasiado forte para o discurso que você canta, quando se torna demasiado forte para a canção, você dança." Em um livro musical, uma música está idealmente concebido para se adequar ao personagem (ou personagens) e sua situação dentro da história, embora tenha havido momentos na história do musical (por exemplo, de 1890 a 1920), quando essa integração entre a música e a história tem sido tênue.

No New York Times, o crítico Ben Brantley descreveu o ideal da música no teatro de operações na revisão do revival de 2008 do Cigano. "Não há separação alguma entre música e caráter, que é o que acontece nesses momentos musicais incomuns. Quando chegam a cima para alcançar o seu ideal, razões de ser."

Normalmente, muitas poucas palavras são cantadas em um minuto de cinco músicas que são faladas em um bloco de cinco minutos de diálogo. Portanto, há menos tempo para desenvolver o drama em um musical do que em um jogo em linha reta de comprimento equivalente, isso porque um musical geralmente dedica mais tempo à música do que ao diálogo. Dentro da natureza comprimida do musical, os autores devem desenvolver os personagens e o enredo.

O material pode ser um musical original, ou podem ser adaptados:
  • de romances (Wicked e Man of La Mancha),
  • joga (Olá, Dolly!),
  • lendas clássicas (Camelot),
  • eventos históricos (Evita)
  • ou filmes (The Producers e Hairspray).
Por outro lado, muitos sucessos do teatro musical foram adaptados para filmes musicais, como A Noviça Rebelde, West Side Story, My Fair Lady, e Chicago.


Veja também: 

Musical Teatro - Parte 2
Musical Teatro - Parte 3
Musical Teatro - Parte 4


2 comentários

Daniel Oliveira disse...

oie Roger!! vc ta fazendo um grande trabalho com esse blog sobre dança e tudo que tem relação.
adorei teu blog!!
parabens e sucesso sempreee!!

grande abraço do seu amigo Daniel

Roger de Souza disse...

Muito obrigado. Estou procurando sempre inovar e trazer tudo de bom para nosso blog. Seja bem Vindo ao Mundo da Dança.

Tecnologia do Blogger.