Liderança na Dança.

O que a liderança significa na dança? Todos sabemos que uma coreografia muitas vezes é composta por um grupo de pessoas que podem se auto nomear como uma equipe. Também existem as coreografias de solos, ou seja individuais, mas que por trás da montagem existe uma equipe, com coreógrafos, maquiadores, figurinistas dentre vários outros cargos. Já tratamos aqui de Qual a diferença entre Grupo e Equipe? E sugerimos essa leitura para complementar seus estudos.


Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.
Assim, o líder diferencia-se do chefe, que é aquela pessoa encarregada por uma tarefa ou atividade de uma organização e que, para tal, comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência.

Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca


Para os gestores atuais, são necessárias não só as competências do chefe, mas principalmente as do líder.

A liderança é um tema importante para os gestores devido ao papel fundamental que os líderes representam na eficácia do grupo e da organização. Os líderes são responsáveis pelo sucesso ou fracasso da organização. Liderar não é uma tarefa simples, pelo contrário, liderança exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso.
Pois a organização é um ser vivo, dotado de colaboradores dos mais diferentes tipos. Liderar, de uma forma bem clara, pode ser entendida como a gestão eficaz e eficiente das pessoas de uma equipe, para que se atinja os objetivos propostos pela organização.
Entre os desafios apresentados pelo ambiente mutável, as organizações estão valorizando cada vez mais os gerentes que possuem habilidades de liderança. Qualquer pessoa que aspire a ser um gerente eficaz deve também se conscientizar de praticar e desenvolver suas habilidades de liderança.


Afinal, nascemos ou nos tornamos líderes?

Levando o que já foi dito até aqui para o lado da dança, muitos nascem com o dom de serem líderes, mais temos que potencializar esse dom com o passar do tempo. Também é possível desenvolver essa liderança com bastante estudo e disciplina.
Não existe uma fórmula pronta para isso, mas em primeiro lugar você deve ser eloquente na maneira de se comunicar e saber conquistar seus subordinados, ou amigos de profissão.

Isto porque muitas vezes o líder do grupo não tem um cargo de chefia e se faz líder pela postura perante as situações do dia a dia.
Todos nós nascemos com um mesmo potencial, só que o meio onde se vive e a educação que se recebe, influência diretamente na formação de nosso caráter, bem como da forma como interagimos com esse mundo. Então pode se chegar a conclusão de que nascemos para ser líderes, mais potencialmente alguns desenvolvem essa liderança e outros não. É uma seleção natural das coisas, mas se quer ter sucesso na vida, muitas vezes precisamos salientar algumas dessas potencialidades.


Série: Como ganhar Dinheiro na Dança

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.