Como ganhar dinheiro dançando.

Antes de mais nada quero recomendar para todos que para iniciar uma carreira na dança profissionalmente deve-se procurar ter o DRT de dançarino(a) ou Coreógrafo(a). Isso é importante porque alguns espetáculos e companhias exigem esse documento, sem contar que o DRT abre um infinidade de opções profissionais na vida de quem dança. É com ele que você vai ser reconhecido como artista e valorizado amplamente pela categoria.

Leitura Complementar: Registro Profissional de Dança.

Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca

Esse assunto por ser bastante abrangente será tratado em uma série de postagens, onde procuraremos falar sobre as várias vertentes possíveis de se ganhar dinheiro na dança. Hoje falaremos mais da questão profissional do dançarino em si.

Dança é Profissão?

Uma pergunta sempre pertinente a quem dança é que as vezes nos deparamos em situações que devemos escolher entre continuar dançando ou trabalhar em outra profissão. Muitos dançam por lazer, mas tem aqueles que amam a dança a tal ponto de fazer dela uma profissão em sua vida. Tentando unir o útil ao agradável, ou seja, gosta de dançar e viver do sustento que ela proporciona.
A dança é algo tão enraizado na sociedade que muitas vezes as pessoas confundem a profissão como hoobie. O que eu quis dizer aqui é que se pretende viver da dança é preciso sim ter carinho e prazer na dança em si, mas deve-se começar a encarar a situação de uma maneira bem mais responsável, sendo possível transformá-la sim em profissão.

Portifólio.

Sabemos que a dança no Brasil é algo que ainda tem muito o que conquistar em relação a formação profissional. Existem poucas universidades de dança e a maioria dos coreógrafos tiveram que fazer uma faculdade de educação física com especialização em dança. Pense nesta possibilidade, de estudar Educação Física, mas temos também como estudar em universidades estrangeiras espalhadas pelo mundo.

Então se você já pratica dança a bastante tempo - ou vai começar agora - é importante montar um portifólio.Nele você colocará todos os seus certificados e encartes, bem como fotos e todo material visual que reunir durante a sua carreira para que seja apreciado no momento que precisar mostrar seu caminho na dança. Isso é importante para mostrar sua experiência e dedicação.


Organização é Tudo.

Organizar os trabalhos já realizados e toda sua carreira é algo importante. Procure adquirir cartas de recomendação das academias, grupos e companhias que dançou. Faça um Curriculum de Dança. Fique antenado nas informações sobre audições de dança para espetáculos. Reserve um tempo para ficar bem informado.

Atualização é Tudo.

Isso mesmo, no mundo de hoje as coisas ocorrem de maneira mais dinâmica, procure sempre estar por dentro das tendências da dança. Faça workshops e cursos de especialização na área que pretende trabalhar.
Busque sempre mais conhecimento e técnicas novas, isso vai colocá-lo(a) há frente dos acontecimentos, facilitando cada vez mais arrumar trabalho na dança, ajudando a melhorar significativamente a sua carreira.

Amizades

Continue buscando sempre se aperfeiçoar e ficar por dentro das tendências. Informação e contato é uma ferramenta bastante forte. Procure fazer amizades concretas na dança, um bom relacionamento interpessoal no universo da dança pode trazer bons trabalhos e consequentemente bastante reconhecimento no meio. Seja sempre gentil e amigavel com as pessoas, você nunca sabe quando vai precisar delas. Uma pessoa agradável e amiga sempre é lembrada por todos, está ai um dos segredos do sucesso.

A intenção desta matéria é estar ajudando um pouco quem dança a se organizar para ter sucesso nesta carreira, que sabemos, aqui no Brasil não é muito fácil. DE^sua sugestão e opinião deixando um comentário aqui no blog, você poderá estar ajudando um colega da dança. Participe.


Série: Como ganhar Dinheiro na Dança

Um comentário

Ricardo Souza disse...

Muito interessante, tenho uma dica também, uma forma de ganhar uma renda extra é através da FR Promotora e funciona MESMO.
Entrei na empresa pra ganhar uma renda extra e hoje ganho um verdadeiro salário (tirei mais de R$ 1500,00 esse mês). Hoje em dia eu trabalho só em casa com divulgação.
Um trabalho muito simples, qualquer pessoa pode fazer, basta ter um computador e acesso a internet.
Caso desejem fazer parte da minha equipe, sendo um Promotor Digital acesse:
www.frpromotora.com/45194420
Qualquer dúvida envie mensagem para ricardosouza994@yahoo.com.br
Sucesso a todos...

Tecnologia do Blogger.