Vamos falar de Jazz Contemporâneo.


Recentemente um amigo da dança - Dança Rudney -  me encontrou nas esquinas do Facebook e trouxe uma pergunta pertinente. Querendo saber qual a nomenclatura dos passos utilizados no Jazz Contemporâneo, mais conhecido como Jazz. Por coincidência esse é um dos estilos de dança que pratico. Um estilo bastante versátil e abrangente.
Para entender melhor do que estou falando recomendo que leia o artigo: Jazz - Sua História.

Mas me passou pela mente naquele momento à necessidade de ser um pouco mais abrangente nesta questão. Então meus queridos leitores vamos aprofundar um pouco mais.

Como esta aqui citado de acordo com o site Conservatório de Dança.
O Jazz é uma dança de muita expressividade, espontaneidade, improviso e energia e tem suas raízes essencialmente populares. Com uma evolução inicial paralela a da música Jazz, surgiu nos EUA no final do século passado. Pode-se afirmar, inclusive, que nasceu diretamente da cultura negra.
O Jazz tem certas características marcantes, como o isolamento das partes do corpo, uma explosão de energia que se irradia dos quadris e um ritmo pulsante que dá o balanço certo e a qualidade do movimento. A Dança Jazz é caracterizada pelo swing, por movimentos sincopados e pela poliritmia, que é a combinação dos movimentos do corpo em vários ritmos ao mesmo tempo. Por isso o Jazz desenvolve a coordenação, musicalidade, e também agilidade e alongamento.
As diferentes técnicas do Jazz, tem demonstrado que muitos princípios foram herdados do Ballet Clássico e da Dança Moderna. Seus diversos estilos: - Modern Jazz, Jazz Contemporâneo e Jazz Broadway contribuem para a formação de um bailarino cada vez mais eclético.


Como entender então esse estilo?

O Jazz é um estilo livre que sentiu, em algum momento da história, que precisava se profissionalizar. Com isso absorveu algumas técnicas de outros estilos, mas nunca perdeu sua essência que é a criação dos movimentos com total liberdade e variação bastante ampla.
Muitas das vezes pode-se usar as nomenclaturas do Ballet Clássico quando na aplicação de alguns passos mais técnicos. Mas não podemos nos apegar a isso como via de regra. Saber os nomes de passos utilizados na dança Jazz é importante para ensinar os alunos nas aulas, mas somente isso. Porque na hora de criar uma composição coreográfica pode-se misturar várias tendências e experiências de outras modalidades e estilos, bem como criar movimentos inéditos.

Leitura Complementar:



Tecnologia do Blogger.