Jazz Dance - Sua História

(AT Fotografia /Divulgação)

O jazz é uma expressão corporal criada e sustentada pelo improviso. Na sua raiz, é essencialmente popular. Sua evolução natural veio paralela aos ritmos musicais que surgiram nos Estados Unidos, no final do século XIX, o que se pode afirmar, diretamente da cultura negra.
   
Segundo a história, os negros - que não estavam cansados ou doentes - nos navios negreiros vindos da África, eram obrigados a dançar para manter a saúde. As danças dos senhores brancos eram polcas, valsas e as quadrilhas.

Os negros os imitavam ridicularizando-os, mas dançavam de acordo com as informações que tinham da cultura europeia e misturavam com as danças que conheciam, utilizando os instrumentos de sua cultura.

Dessa  forma nasceu o jazz. Uma imitação dos ritmos europeus com os costumes e ritmos negros.

Com  a proibição dos tambores no sul dos Estados Unidos em 1740, para evitar revoltas, eles foram obrigados a executar sua danças com outras formas de som, culminando com as formas de jazz que conhecemos atualmente.

No início do século XX, as danças afro-americanas começavam a penetrar nos salões, e a sofrer novas influências do can-can e do charleston, principalmente. Logo tomou conta dos palcos da Broadway, se transformando em grandes produções de comédias musicais, que é o segundo nome dado à dança mais conhecida como jazz.


Essa forma de expressão artística é hoje conhecida sob vários aspectos: Jazz Dance, Soul Jazz, Free Style e Jazz. No Brasil, determinadas formas de ginásticas e outras atividades físicas são muitas vezes confundidas e englobadas no mesmo termo.

As diferentes técnicas do Jazz demonstram que muitos dos seus princípios foram herdados do ballet clássico e da dança moderna.

Os métodos de fundamentação técnica para formação do bailarino são cada vez mais ecléticos e mais divulgado e desenvolvido pelos professores e coreógrafos. Com as novas tecnologias e as transformações porque passa a sociedade contemporânea, o jazz pode sofrer novas influências e continuará a ser por muitas décadas, uma das formas mais importantes de expressão artísticas.

4 comentários

Roodney freire disse...

Peso a Deus que abeçoe a vida o Roger pois ele através deste blog me ensinou muita coisa alem de ter feito um comentário sobre minhas dúvidas, pesso a a todos que busquem se especializar na dança e saber a história de cada dança, neste blog tem muita informação e esta sendo muito útil para mim, roger me trata muito bem com toda pasciência, participe e entre neste munda da dança. Obrigado Roger você é uma bençaõa em minha vida. Roodney

Anônimo disse...

essa hitoria me ajudou mt. obrigaduuu

Roger de Souza disse...

Roodney Freire
Valeu mesmo amigo da Dança!!!
Você é uma da raras pessoas que tem um brilho diferente.
Siga em frente com seus estudos e seus sonhos que será com certeza um vencedor.

Abração

Roger de Souza disse...

Esse é o objetivo. Ajudar quem procura o blog com o máximo de informações possíveis sobre as danças do mundo.

Uma verdadeira enciclopédia de dança é no que pretendemos nos tornar.

Abração e volte sempre. Seja bem vindo ao Mundo da Dança.

Tecnologia do Blogger.