Dança Gospel - Sua História


Dança Gospel - Tudo que você precisa saber.

Entraremos agora em uma vertente da dança que eu admiro muito, a Dança Gospel.É um estilo de dança que, mais do que qualquer outra, reverencia o nosso Criador através de um dom originalmente divino. Dado a nós os seres humanos para que possamos louvar a Deus sobre todas as coisas.

Nesta postagem quero simplesmente tentar colocar como surgiu esse movimento, que hoje representa uma grande parcela de dançarinos, sem fazer alusão a nenhum tipo de religião ou fé.
Somente falar sobre Dança. Aqui no Mundo da Dança são todos muito bem vindos, de qualquer lugar do planeta com qualquer cultura. E nas minhas postagens são expressas exclusivamente minhas opiniões. O Blog Mundo da Dança é um Portal de pesquisas sobre as danças de várias partes do mundo. Minha opinião simples é que toda manifestação de arte é um dom concebido por DEUS para nós seres humanos podermos nos expressar. Acompanhem agora um pouco sobre a Dança Gospel.

Etimologia

Significado da Palavra Gospel | Fonte: Wikipédia

Em inglês, "gospel", derivada do inglês antigo "God-spell" que significa good tidings, ou good news, em português, "boas novas," aludindo ao Evangelho bíblico que nos narra as "boas novas ao mundo" — ou seja, a vinda de Cristo ao Mundo —, pelos livros dos Evangelhos Canônicos de Mateus, Marcos, Lucas e João. Uma tradução literária da palavra grega, euangelion para o Inglês eu- "good", -angelion "message", que significa em Português, boa mensagem".

Dança Gospel | Fonte: Ministério Jesus em Cena

Na antiguidade a dança produziu-se duas formas : uma sagrada outra hierática, participando das cerimônias religiosas. Diz a Bíblia que a dança era muito usada entre os hebreus. Sabe-se que Davi dançou diante da arca.

Entre os egípcios também a dança esteve em voga. Mas foi entre os gregos que atingiu o seu mais alto esplendor . Fazia parte não somente de todas as cerimônias solenes , religiosas ou civis , mas também de todos os regozijos, de todos os assuntos.

Dos gregos a dança passou para os romanos ; contudo , entre estes perdeu-se todo seu encanto e a sua poesia. Com a invasão dos bárbaros a dança desapareceu , só tornando a aparecer na Renascença . Primeiro na Itália e em seguida na França, reencontrou de súbito, sob formas diversas, o esplendor que tantos séculos lhe haviam feito perder.

Nos relatos apresentados sobre a evolução histórica da dança, podemos perceber que muita coisa foi mudada e que sua origem foi perdida.


A História e Origem da Dança Gospel

A própria história diz que a dança originou-se no âmbito sagrado e a Bíblia nos confirma isso quando Deus ao criar o homem (Gn 1:27) deu-lhe toda a sabedoria para quando, tomado pelo Espírito Santo, Davi dançou em gratidão a Deus , louvando-O e glorificando-O com danças (II Sm6:14).

Hoje a dança gospel é um seguimento que está sendo resgatado nos templos religiosos, trazendo uma legião de dançarinos para louvar a Deus e evangelizar através da dança.

Esse estilo de dança é baseado exclusivamente para o louvor através de movimentos cuidadosamente estudados. Tendo como princípio movimentos de exaltação, admiração e adoração a Deus. O figurino também vem de um seguimento voltado para o mesmo propósito, não podendo haver sensualidade excessiva, porque o foco central de uma apresentação de Dança Gospel é exclusivamente a evangelização e adoraç.

Não deixe de contribuir com sua opinião, deixe seu comentário para engrandecer cada vez mais esse assunto. Faça parte do Mundo da Dança.

Tecnologia do Blogger.