História da Dança - A dança, a expressão do corpo e do tempo


"A dança, a expressão do corpo e do tempo."

Ao percorrermos a história da dança, encontramos diversas definições, como expressão do instinto humano. Para se aquecer e se comunicar os homens primitivos usavam a dança como uma ferramenta de entretenimento sem perceber que estavam se expressando através da arte.

A dança é considerada a mais antiga das artes: não requer materiais e ferramentas para ser executada. Se hoje temos grandes espaços culturais sejam eles de arquitetura moderna ou antiga, então a dança desde o alvorecer das civilizações se manifesta em espaços abertos seja para celebrar os acontecimentos entre grupos e tribos e anunciar o início da guerra.

Alguns campos da antropologia argumentam que as primeiras danças são pessoais e envolvem conquistas de parceiros românticos. Na origem da civilização surgiram também as danças coletivas, com a função de atrair a força transcendente dos espíritos, obtendo sucesso nas guerras, na caça e até atraindo chuva e prosperidade nas lavouras.

No antigo Egito, as danças eram realizadas em homenagem aos deuses, que os estudiosos chamam de danças astrológicas. A natureza religiosa é comum às danças clássicas asiáticas.

Na Grécia antiga, a dança era associada aos jogos e principalmente na época dos Jogos Olímpicos.

Durante o período histórico do Renascimento, a dança teatral, desaparecida por vários séculos, voltou ao poder decorativo de palácios e palácios. A valsa, considerada uma dança da corte, é derivada do minueto. Sua implementação é considerada complicada. Se antigamente a valsa era praticada em grupo, hoje a valsa é praticada em dança e em duplas.

A forma de dança associada ao ambiente teatral foi posteriormente transformada durante o desenvolvimento do balé, levando ao nascimento de novos gêneros como a sapateado e o swing. As manifestações populares também se destacam na dança do mundo.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.