Rio Grande do Sul - Volta ao Brasil em 27 Danças

É com grande alegria que chegamos ao 21º Estado da Federação ( na ordem alfabética ) para continuar nossa viagem por esta país chamado Brasil. Tão rico em sua cultura e diversidades de danças. Poxa vida tenho que confessar! 

Quando comecei a escrever essa série não tinha noção do quando o povo brasileiro é feliz e rico na expressão de sua cultura através da dança. Pois bem, hoje falaremos do Rio Grande do Sul um estado aconchegante e que fica no extremo sul de nosso país. Com seu friozinho típico, churrasco e chimarrão. Além é claro de "belas prendas" e um povo "gaúcho" bastante acolhedor.

Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca

Como sempre começamos falando alguns dados sobre o estado e uma dança típica da região. Se bem que lá existe várias né. Bom estudo e aprofundamento no folclore brasileiro para todos que amam essa arte de dançar.

Acompanhe a série completa na postagem índice: Volta ao Brasil em 27 Danças

Rio Grande do Sul

Fonte: Wikipédia a Enciclopédia livre
O Rio Grande do Sul é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Localizado na Região Sul, possui como limites o estado de Santa Catarina ao norte, o oceano Atlântico ao leste, o Uruguai ao sul e a Argentina a oeste. Sua capital é o município de Porto Alegre. As cidades mais populosas são: Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Canoas e Santa Maria. O relevo é constituído por uma extensa baixada, dominada ao norte por um planalto. Uruguai, Taquari, Ijuí, Jacuí, Ibicuí, Pelotas e Camacuã são os rios principais. O clima é subtropical e a economia do Estado se baseia na agricultura (soja, trigo, arroz e milho), na pecuária e na indústria (de couro e calçados, alimentícia, têxtil, madeireira, metalúrgica e química).

Dança Chimarrita

Fonte: Blog Danças Folclóricas
A chimarrita é uma dança do fandango do Rio Grande do Sul, de origem portuguesa (Açores e Madeira), já enraizada no Brasil em meados do século XVIII.
Do Rio Grande do Sul essa dança passou a Santa Catarina, Paraná e São Paulo, e às províncias argentinas de Corrientes e Entre Rios.

Em sua forma tradicional é dança de pares em fileiras opostas que utiliza passos de polca e lembra danças tipicamente portuguesas. A coreografia variou com o tempo e passou a incluir passos de valsa, com pares enlaçados.

Em São Paulo foi observada neste século a seguinte coreografia: homens e mulheres, em fileiras frente a frente, batem palmas, acompanhando o violeiro, colocado entre as filas. A seguir, ele entoa uma quadrilha e todos permanecem em silêncio.

Quando começa a entoar o estribilho, os figurantes o acompanham e valsam — cavalheiros tirando damas para dançar ou vice-versa. Concluído o estribilho, recomeçam as palmas, depois vem nova quadra do violeiro e assim sucessivamente.

A dança também é chamada chama-rita ou chamarrita, chimarrete, china-rita, limpa-banco.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.