Mato Grosso do Sul - Volta ao Brasil em 27 Danças


Continuando nossos estudos sobre a dança brasileira chegamos hoje ao estado da federação de número 12 na sequência alfabética. Volta ao Brasil em 27 Danças vai falar agora do estado de Mato Grosso do Sul. Como de costume para quem acompanha a série já sabe. Falaremos um pouco do estado e na sequência de uma dança típica da região. Para mim tem sido uma grande aventura escrever essa série. Porque percebe-se quanto o Brasil é rico em cultura e como alguns estados recebem influências não só de vários povos mais também de outros estados da federação que muitas vezes nem são próximos. Então vamos lá para mais uma viagem.

Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca

Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado ao sul da região Centro-Oeste. Tem como limites os estados de Goiás a nordeste, Minas Gerais a leste, Mato Grosso (norte), Paraná (sul) e São Paulo (sudeste), além da Bolívia (oeste) e o Paraguai (oeste e sul). Possui uma área de 358 124,962 km², sendo ligeiramente maior que a Alemanha,Portugal e Japão. Sua população estimada em 2009 é de 2 360 498 habitantes, conferindo ao estado a 21ª população. Sua capital e maior cidade é Campo Grande e outros municípios de importantes são Dourados, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porã, Naviraí, Aquidauana e Nova Andradina.

Dança Siriri
O siriri é uma dança folclórica da Região Centro-Oeste do Brasil (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), e faz parte das festas tradicionais e festejos religiosos.
A dança lembra as brincadeiras indígenas, com ritmo e expressão hispano-lusitana. Pode ser comparado com o fandango do litoral brasileiro. A música fala das coisas da vida de forma simples e alegre. Como instrumentos musicais, acompanham a viola de cocho, o cracacha (ganzá) e o mocho ou tamboril. A origem do termo siriri é incerta. Para alguns estudiosos vem da palavra otiriri, que designa um entremez do século XVIII, em Portugal. Outros acreditam expressar um tipo de cupins de asas. A expressão corporal e a coreografia transmitem o respeito e o culto à amizade, por isso é conhecido como dança mensagem.
Ela é dançada com vários passos, como o dos homens colocarem os braços nas costas enquanto as mulheres mexem sua saia.Há varios outros movimentos como o de que eles parecem estar brincando.

É praticada por crianças, homens e mulheres especialmente nos seguintes lugares:
  • Mato Grosso: nas cidades e na zona rural da baixada cuiabana (caracterizada por 111 municípios: Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Acorizal, Rosário Oeste, Barra do Bugres, Jangada, Nobres, Chapada dos Guimarães, Nova Brasilândia e Tangará da Serra), além do Pantanal norte.
  • Mato Grosso do Sul: cidades do Pantanal Sul: Corumbá, Aquidauana e Miranda.


Execução da Dança
Dança de pares soltos que se organizam em duas fileiras, uma de homens e outra de mulheres. No meio delas ficam os músicos. O início é dado com os homens cantando o “baixão”, acompanhados das palmas dos demais participantes. A seguir um cantador “joga” uma quadra que é repetida por todos. Neste momento um cavalheiro sai de sua fileira e se dirige à dama que lhe fica à frente, fazendo-lhe reverência e voltando ao lugar inicial. A dama o acompanha até o meio do caminho, quando então se dirige a outro cavalheiro retorna também ao seu lugar inicial. Este cavalheiro repetirá a movimentação do primeiro, e a dança assim prossegue até que todos os participantes tenham feito este solo. Os passos não têm marcação rígida, isto é são individualizados. O acompanhamento musical pode ser apenas rítmico, executado em tambor e reco-reco; às vezes também apresenta instrumentos melódicos, como a sanfona e a viola de cocho.



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.