Danças Africanas - Moçambique - Mapiko


A Série de postagens sobre Danças Africanas dos países que falam a língua portuguesa continua a todo vapor e hoje vamos mostrar mais uma parte dessa fantástica cultura dançante de um dos países africanos mais badalados de todos culturalmente falando. Moçambique é um lugar da áfrica bastante alegre e de cultura riquíssima. Vamos então falar sobre a dança Mapiko. Quem quiser acompanhar a série toda basta visitar-nos no link: Série - Danças Africanas

MAPIKO ( tradição Makonde) – PROVÍNCIA DE CABO DELGADO

Na dança MAPIKO são usadas mascaras que dividem-se em dois tipos: FACIAL(só cobre o rosto) ou CAPACETE (que cobre toda a cabeça). As variedades existentes dentro de cada tipo de máscara, que é feita de madeira, realça o fato dessas mascaras estarem intimamente ligadas a dança MAPIKO. Que tem um significado religioso e cerimonial ligado ao ritual de iniciação masculina.

O conjunto máscara e dança , formam uma coreografia, muito ritmica e cadenciada transmitida pelo dançarino que se apresenta vestido com trajes convincentes coberto de objetos sonoros (chocalhos). Sendo acompanhado por vários percursionistas, criadores dos seus próprios tambores que são feitos de madeira e cobertos de pele de animal.

E que posteriormente afinados pelo calor do fogo, produzindo sons médio-agudos. Esta dança tem como pano de fundo um grupo de cantores (homens e mulheres). É de realçar que a dança MAPIKO é sem margem de dúvida, uma junção de musica, dança, escultura e teatro. Que vai representando gradualmente o imaginário relativo à existência do mundo sobrenatural e à convicção na ligação lógica entre o dançarino principal e as suas crenças.

A dança MAPIKO dá aos artistas MAKONDES a capacidade e o poder de recriar na arte os diferentes modos de estar na vida espiritual, usando a força da sua história e do seu cotidiano, transmitindo em cada dança as suas convicções. Posso afirmar por experiência própria que o Povo MAKONDE e a dança MAPIKO são muito especiais e inéditos.

Fonte: Moçambique Tradicional
Tecnologia do Blogger.