Santa Catarina - Volta ao Brasil em 27 Danças

Chegamos ao 24º Estado da Federação (em ordem alfabética) na nossa Série de postagens Volta ao Brasil em 27 Danças. É com grande satisfação que escrevo esta série que mostra toda a riqueza da dança folclórica de nosso imenso Brasil.

E ainda mais o estado de Santa Catarina que é possuidor de um dos maiores Festivais de Dança do Planeta. Que se localiza na cidade de Joinville. Qualquer dançarino ou amante da dança conhece ou já ouviu falar do Festival de Joinville, uma cidade que respira dança.

Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca

Como não poderia deixar de ser começamos falando de algumas características do Estado e na sequência citando alguma dança folclórica regional pertencente a região de onde estamos pesquisando aqui. Quem quiser acompanhar o restante das matérias pode visitar a postagem índice aqui no blog Mundo da Dança.

Postagem Índice: Série Volta ao Brasil em 27 Danças

Santa Catarina

Fonte: Wikipédia - A enciclopédia livre
Santa Catarina é uma das 27 unidades federativas do Brasil, localizada no centro da região Sul do país. É o vigésimo estado brasileiro com maior extensão territorial e o décimo primeiro mais populoso além de ser o nono mais povoado com 293 municípios. O catolicismo é a religião predominante. O idioma oficial, assim como nas demais unidades federativas, é a língua portuguesa. As dimensões territoriais abrangem uma área de 95.346,181 km²,13 sendo maior do que Portugal ou a soma dos estados brasileiros do Rio de Janeiro e Espírito Santo com o Distrito Federal. Limita-se com os estados do Paraná (ao norte) e Rio Grande do Sul (ao sul), além do Oceano Atlântico (a leste) e da Argentina (a oeste). A costa oceânica tem cerca de 450 km, ou seja, aproximadamente metade da costa continental de Portugal (943 km). Sua capital e sede de governo é a cidade de Florianópolis, localizada na Ilha de Santa Catarina. Inteiramente ao sul do trópico de Capricórnio, localizado na zona temperada meridional do planeta, o estado possui clima subtropical. Estas condições variam de acordo com o relevo regional, sendo que no oeste e planalto serrano é relativamente comum a ocorrência de geadas e neve, enquanto no litoral o clima é mais quente podendo atingir altas temperaturas durante a temporada de verão.

Em termos históricos, sua colonização foi largamente efetuada por imigrantes europeus: os portugueses açorianos colonizaram o litoral no século XVIII; os alemães colonizaram o Vale do Itajaí, parte da região sul e o norte catarinense em meados do século XIX; e os italianos colonizaram o sul do estado no final do mesmo século. O oeste catarinense foi colonizado por gaúchos de origem italiana e alemã na primeira metade do século XX. Os índices sociais do estado situam-se entre os melhores do país. Santa Catarina é o sexto estado mais rico da Federação, com uma economia diversificada e industrializada. Importante polo exportador e consumidor, o estado é um dos responsáveis pela expansão econômica nacional, respondendo por 4% do produto interno bruto do país.

Boi de Mamão

ORIGEM

O Boi-de-Mamão envolve dança e cantoria em torno do tema épico da morte e ressureição do boi. Esta brincadeira é encontrada em várias partes do país, recebendo diferentes nomes. No nordeste é conhecido como "Bumba Meu Boi" ou "Boi Bumbá".
Em Santa Catarina a brincadeira está presente em quase todos os municípios do litoral com o nome de "Boi-de-Mamão".
Antigamente, a brincadeira era conhecida em nosso litoral como "Boi de Pano", mas com a pressa de fazê-lo, acabaram utilizando um mamão verde para fazer a cabeça do boi. Daí o nome de Boi-de-Mamão, mantido até a época atual, onde se vê cabeças de todos os tipos, até mesmo de boi, menos de mamão.
A descrição mais antiga do folguedo, em Florianópolis, é de 1871 feita pelo historiador José Arthur Boiteux.


COMO É APRESENTADO

Até algum tempo atrás, cerca de trinta anos, o folguedo era apresentado nas ruas da cidade, no período de junho a agosto. Os grupos percorriam as ruas do bairro, e se apresentavam em frente da casa daquele que contribuía com alguns trocados, o “dono da casa,” mencionado nos versos. Não havia valor fixo, cada um conribuia com o que podia. Hoje as apresentações se restringem a eventos e datas comemorativos, mas continuam tocando o coração de todos, principalmente das crianças.
Além dos integrantes do grupo que vestem fantasias e dão vida a diversos personagens, a cantoria é acompanhada por 3 músicos com pandeiro, violão, gaita, incluindo um cantor que narra a estória.


ENREDO

O boi de estimação de Mateus, homem simples do interior da ilha, como algo que lhe faz mal e acaba morrendo. Desesperado, Mateus busca ajuda do médico e curandeiro para ressuscitá-lo. O boi ressucita, e toda a freguesia festeja.

PERSONAGENS E CANTORIAS

Os personagens são confeccionados com pano, esponja, papel maché, arame, madeira e materiais diversos.
Antes da apresentação dos personagens há a chamada do povo, com a seguinte cantoria:

VAMOS MORENINHA,
VAMOS ATÉ LÁ
VAMOS LÁ NA VILA
PARA VER MEU BOI DANÇAR
bis
EU CAIO, EU CAIO
NA BOCA DA NOITE
SERENO EU CAIO
bis
A FOLHA DO LIMÃO VERDE
TEM CHEIRO DE LIMÃO
MORENA ME DÁ UM BEIJO
QUE EU TE DOU MEU CORAÇÃO
bis
EU CAIO, EU CAIO
NA BOCA DA NOITE
SERENO EU CAIO
bis

A MORTE DO BOI

O MEU BOI MORREU
QUE SERÁ DE MIM
MANDA BUSCAR OUTRO,
MANINHA
LÁ NO PIAUÍ
Bis

UM MINUTO DE SILÊNCIO
PRO BOIZINHO QUE MORREU
VOU CHAMAR O SEU DOUTOR
PRA VER O QUE ACONTECEU
A ENTRADA DO BOI

TE LEVANTE BOI MALHADO
TE LEVANTA DEVAGAR

Vem cá meu boi, vem cá

TE LEVANTA DEVAGAR
QUE É PRA NÃO ESCORREGAR

Vem cá meu boi, vem cá

O MEU BOI É DE MAMÃO
DA CABEÇA ATÉ O CHÃO

Vem cá meu boi, vem cá

OLHA A VOLTA QUE ELE DEU
OLHA A VOLTA QUE ELE DÁ

Vem cá meu boi, vem cá

ESSE BOI É DE MAMÃO
FAZ A TUA OBRIGAÇÃO

Vem cá meu boi, vem cá

ESSE BOI É DE FOLIA
DÁ GALHADA NA GURIA

Vem cá meu boi, vem cá

TE APRESE TA SEU MATEUS
BOTA ESSE BOI NO CHÃO

Vem cá meu boi, vem cá



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.