Hard Jump - Dança Eletrônica (Série)

Vamos dar continuidade a mais uma de nossas séries de postagens aqui no Blog Mundo da Dança. Vamos falar do estilo de Dança Hard Jump que pertence ao universo das danças eletrônicas. Para quem não viu, pode acompanhar toda a série em nossa postagem índice: Dança Eletrônica (Série) - Todos os Estilos.

Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca


Jumpstyle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Informações gerais:
Origens estilísticas - Happy Hardcore, Gabber, Hardcore techno, Chicago Hard House
Contexto cultural - Holanda, Bélgica
Instrumentos típicos - Roland TR-909 - Roland TR-808 - Sintetizador - Sequenciador - Teclado - Sampler

JumpStyle é um estilo de dança, sendo uma subseção do HardDance. As músicas mais adequadas para se dançar o Jumpstyle são as que tem faixas mais melódicas e medidas em BPM (batidas por minuto). A dança originou-se na Bélgica em 1997 e ficou demasiado tempo no nível inicial. Mais tarde, por volta de 2005, começou a se espalhar em todos os países da Europa. Os primeiros Jumpers (designação de quem pratica a dança), dançavam no estilo "Oldschool", que é o estilo caracterizado por um grande número de "movimentos base" e alguns truques. Mas como parecia um pouco simples demais, a dança continuou a evoluir. Como resultado, nasceram os outros estilos, como o Freestyle, StarStyle e Tekstyle.

No Jumpstyle, a performance de uma única pessoa, conhecida como "Solo Jump" é a mais popular, porém é sempre melhor apreciar a dança com um parceiro, realizando assim um "Duo Jump", que é mais admirado pela sincronia entre os dançarinos. As pernas são as partes do corpo mais importante no Jumpstyle. A dança consiste numa série de movimento de chutes e pulos, com as pernas indo para frente e para trás no ritmo da música. A maneira mais prática para se aprender a dançar o Jumpstyle é começar pelo estilo "OldSchool", que é o mais simples e o mais tradicional. No YouTube, há diversos tutoriais 1 de todos os estilos de Jumpstyle, tanto em português como em inglês.

Música

A música que acompanha o Jumpstyle é descendente do Happy Hardcore e Gabber. Suas batidas são geralmente entre 135 a 180 BPM. Mas ela não pode ser encarado como um simples avanço do Gabber. É caracterizada por uma 909 kick drum usada em 4 tipos de batidas. Ela também tem influências de Chicago House e Hard dance. Hoje o Jumpstyle tem seu próprio estilo de música, que recebe o mesmo nome da dança. Os gêneros musicais Hardstyle e Hardcore Gabber também podem ser dançados, mas são mais preferíveis aos Jumpers mais avançados.

Variações - Estilos

O Jumpstyle pode ser realizadas em várias estilos:


  • OldSchool Jump - "O Primeiro Passo Básico"; É o pontapé inicial para a dança. É composta por cinco movimentos e geralmente usada com pouca velocidade.
  • FreeStyle - É um estilo mais livre, com varias tricks, utilizando a RealHard base.
  • SideJump - Parecida com o FreeStyle , mas nesse estilo o dançarino pode usar os elementos originais que não são utilizados no Freestyle, por exemplo a trick "Wheel" (um chute girando o joelho em voltas diferentes).
  • OwnStyle - O Jumper pode dançar qualquer estilo, mas que seja preferencialmente ao seu próprio modo, sem copiar ninguém. Como diz o nome, Own Style = Estilo Próprio.
  • HardJump - A ênfase neste tipo de dança é em colocar a Base HardJump de forma agressiva, dançando com as pontas dos pés. As tricks são opcionais.
  • Tekstyle - É um estilo bem interessante, muito diferente dos outros do JumpStyle. A maior parte da dança é diferente, onde o Jumper usa movimentos mais elásticos (soltos, espaçados) e usa muito mais o trick "wheel", usado com frequencia no Sidejump e no Ownstyle


Sobre Jumpstyle

Koen Bauweraerts (DJ Coone): "Jumpstyle se tornou um estilo de vida, assim como o Hip-hop e o Techno. Para mim, é a melhor festa em torno de música. Não há outro estilo que faz você ir a loucura e esquecer das preocupações."

Acompanhem a:  Série - Danças Eletrônicas | Todos os Estilos

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.