Rebolation - Dança Eletrônica (Série)


Muito pesquisei e surfei nas ondas da internet para ver do que se trata esse estilo novo e inventado pelos brasileiros. Cheguei a conclusão que realmente ainda se tem poucos textos que falam sobre o "Rebolation", a grande maioria dos sites e blogs dão uma breve explanação sobre esse estilo e mostram mais efetivamente os vários vídeos que tem no Youtube.

Olhando com cautela e bastante atenção esses vídeos e também lendo partículas de textos espalhados por toda internet, vou tentar juntar tudo aqui em uma única postagem. Em um único lugar para que todos tenham realmente a dimensão do que é esse estilo que virou uma verdadeira febre no século XXI.

Esse postagem, bem como outras da Série: Dança Eletrônica tem o intuito de resgatar um local onde possam estudar a fundo essa vertente moderna de dança. Mesmo porque tínhamos um site que já falava com bastante propriedade sobre a Dança Eletrônica, que infelizmente não existe mais. Eu na verdade não sei o motivo disso. Mas realmente é uma pena que o SITE: Dança Eletrônica do Marcelo Souza tenha saído do ar. Dessa forma vou tentar aqui no MUNDO DA DANÇA escrever sobre todos os estilos que existe hoje sobre a dança eletrônica.
Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca

A verdadeira origem do Rebolation:


Fonte: Dj-Burp
Ao pesquisar sobre o termo “Rebolation“, nos deparamos com a seguinte definição:
“Rebolation (pronunciado como reboleixon) é um estilo de dança proveniente das raves de psy trance, e divulgada pela Internet que possui como característica a dança sob música eletrônica, movimentando os braços e as pernas de forma solta, pelo solo, onde o dançarino parece deslizar na superfície.“
No entanto, poucos sabem que o texto acima não passa de uma manobra soviética a fim de esconder a verdadeira origem tupiniquim da dança.
Ultimamente o rebolation tem ganhado bastante espaço no Brasil, mas pouco se sabe sobre a origem dessa dança relacionada à música eletrônica.

O que é rebolation ???

Ao contrário do que pode parecer, o termo rebolation não vem da língua inglesa, provavelmente ele foi criado aqui mesmo no Brasil. Existem estados brasileiros onde o rebolation é bastante popular, mas outros sabem pouco sobre essa dança. A data da criação do termo também não é conhecida, mas conforme o gráfico abaixo, retirado do site do Google Trends, o rebolation começou a se tornar popular no segundo semestre de 2007, ganhando ainda mais espaço em 2009.


O rebolation teve sua origem nas raves, onde acompanhava estilos menos comerciais de música eletrônica, como o psy trance e o electro house. Mas devido à popularização da dança, hoje o rebolation é usado para acompanhar diversos outros estilos de música eletrônica, inclusive a dance music. A dança não tem nenhum segredo e pode ser aprendida por qualquer um. No site do YouTube existem diversos vídeos que ensinam como dançar rebolation. Vários deles mostram a dança acompanhada de hits da dance music, enquanto outros mostram o rebolation acompanhando outros estilos de música eletrônica. Como não existe uma regra para o tipo de música a ser usada para dançar rebolation, você pode usar qualquer lançamento de músicas eletrônicas, o importante é usar músicas que te façam sentir-se bem.

O rebolation virou febre nas festas de música eletrônica

Rebolation é o nome pelo qual é conhecido a mais nova febre das pistas de dança brasileiras. Não se sabe bem ao certo sobre sua origem ou influências, mas esse novo estilo de se dançar música eletrônica foi criada aqui no Brasil há alguns anos e hoje pode ser vista em raves e baladas de música eletrônica de todo o país.
Mais comumente associada ao estilo Psytrance (ou Psy) de música eletrônica, o Rebolation foi possivelvente inspirado no Melbourne Shuffle, dança australiana surgida na cidade de Melbourne e um dos muitos estilos de dança semelhantes surgidos por volta da década de 80. Adotado nas pistas brasileiras, o Melbourne Shuffle sofreu algumas alterações e por protesto dos autralianos, que temiam por sua reputação, foi batizado de Rebolation.

Há quem diga que o Rebolation é na verdade um subgênero do Hardstyle, que englobaria, além do Shuffle (Melbourne Shuffle), também danças como o HardJump e o Tektonic. Outros dizem que mais que um estilo de dança, o rebolation é um estilo de se portar, de falar e de se vestir, uma espécie de tribo urbana. Para Carlos, 18, de Itatiba, SP, praticante do Rebolation há 1 ano, “Rebolation é a vibe que você sente enquanto dança”. Como existem algumas batidas de música eletrônica mais apropriadas para se dançar o Rebolation, que vai do Psy ao Electro House, alguns ainda defendem que o Rebolation está se tornando uma espécie estilo musical dentro da música eletrônica.

Apesar de muitos membros das várias comunidades do orkut destinadas à dança afirmarem que não existe uma maneira correta de se dançar o Rebolation, valendo de tudo, pelos vídeos que rolam na internet, pode-se perceber algumas peculiaridades. Para  se dançar o Rebolation você deve basicamente chutar e arrastar os pés (lembrando o clássico moonwalk de Michel Jackson) aliado a movimentos de braços guiados pelo som, num movimento frenético típico de pistas eletrônicas. Porém, claro, isso não impede a criação de novos passos, o que inclusive agrega valor à dança e possibilita a sua disseminação.

O que é Free Step?

 É uma dança.Exatamente falando é o Rebolation, só que um modo Avançado de se dançar.

Como surgiu?

 Após um grupo de axé manchar o nome do ''Rebolation'' com uma dança que porem não tinha nada a ver,
vários dancers do brasil descidiram mudar o nome, então foi assim que surgiu o FreeStep.
A palavra “Free Step” quer dizer passos livres. Em uma dança de Street Dance, Jocker, etc… podemos colocar alguns passos sobre ele, com a base (estilo) do antigo Psy Trance (Rebolation). O Free Step não surgiu como uma dança comum. Ele foi evoluindo muito do Rebolation que era a dança mais falada em 2006 até aproximadamente 2008. Quando a banda Parangolé criou a música chamada “Rebolation”, todos os dançarinos desta dança queriam mudar o nome, visto que a música estourou nas paras de sucesso e não tinha nada a ver com o estilo da dança.


Pelas definições acima tiramos que o nome rebolation acabou sendo mal utilizado, fazendo com que os praticantes da dança livre tivessem que mudar o nome da sua modalidade de dança.
O Free Step se originou do Hard Step, que surgiu na Europa e hoje é uma evolução deste tipo de dança. O Free Step pode ser dançado com diferente estilo de música, mas normalmente é utilizada música pop ou eletrônica. Por ser um estilo livre, o Free Step está se tornando moda entre os jovens em todo o país.


Dê Tenorio e Wiiu Tex – prováveis inventores da dança – inovaram dando a sugestão de nome “Free Step” em um vídeo qual os dois dançam. Esses dois dançarinos fazem parte hoje de, para muitos, o melhor grupo de Free Step do Brasil a “AST : All Star Team”.

Conforme o tempo foi passando, podemos ver que agora a maior febre são os passos livres, porque cada um cria o que quer e não fica dependendo do Psy Trance. Mas, adicionando também outros tipos de dança como o Tecktonick, o Hip-Hop, etc… Vai da criatividade de cada dançarino.

Free Step, liberdade para dançar:

Você sabe o que é Rebolation? Você sabe o que é Free Step? Para a primeira pergunta, se você respondeu que é uma dança de axé, estará certo, mas não totalmente certo. Explicamos o porque:
Rebolation (pronunciado como Reboleixon)  é um estilo de dança proveniente das raves de psy trance no Brasil, e divulgada pela Internet que possui como característica a dança sob música eletrônica,movimentando os braços e as pernas de forma solta, pelo solo,onde o dançarino parece deslizar na superfície. Na dança Rebolation, são utilizados vários passos,e o principal seria “andar” para frente, praticamente jogando um pé para frente e virando o outro com o calcanhar; além de existir também o Rebolation para trás (abrindo e fechando os pés formando um “V”) e para o lado (deslizando para o lado abrindo e fechando os pés formando um “V”). Para trás, dando uma impressão de deslizamento como o citado. Algumas pessoas consideram a dança Rebolation uma arte, e usam a dança como uma forma de lazer.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.