Danças Australianas - Haka, Cibi e Tau

Mundo da Dança trás até vocês caros leitores mais um pouco de conhecimento sobre a dança pelo mundo. Vamos hoje desvendar um pouco das danças australianas. Um país que fica no continente da Oceania.
E possui uma fauna única no mundo. Quem aqui não lembra dos cangurus só em falar na Austrália? Gosto bastante de aprender sobre o local de origem das danças que pesquisamos e desta forma escrever sobre os aspectos do mesmo. Vamos citar alguns dados do país e na sequência falar sobre as danças culturais australianas. Que são realmente fantásticas. Então vamos lá desvendar um pouco dessa arte.

Austrália

Fonte: Wikipédia - A enciclopédia livre

Austrália (em inglês: Australia), oficialmente Comunidade da Austrália (em inglês: Commonwealth of Australia) é um país do hemisfério sul, localizado na Oceania, que compreende a menor área continental do mundo ("continente australiano"), a ilha da Tasmânia e várias ilhas adjacentes nos oceanos Índico e Pacífico. O continente-ilha, como a Austrália por vezes é chamada, é banhado pelo oceano Índico, a sul e a oeste, pelo mar de Timor, mar de Arafura e Estreito de Torres, a norte, e pelo mar de Coral e mar da Tasmânia, a leste. Através destes mares, tem fronteira marítima com a Indonésia, Timor-Leste e Papua-Nova Guiné, a norte, e com o território francês da Nova Caledónia, a leste, e a Nova Zelândia a sudeste.
Durante cerca de quarenta mil anos antes da colonização europeia iniciada no final do século XVIII, o continente australiano e a Tasmânia eram habitadas por cerca de 250 nações individuais de aborígenes. Após visitas esporádicas de pescadores do norte e pela descoberta europeia por parte de exploradores holandeses em 1606, a metade oriental da Austrália foi reivindicada pelos britânicos em 1770 e inicialmente colonizada por meio do transporte de presos para a colônia de Nova Gales do Sul, fundada em 26 de janeiro de 1788. A população aumentou de forma constante nos anos seguintes, o continente foi explorado e, durante o século XIX, outros cinco grandes territórios autogovernados foram estabelecidos.
Em 1 de janeiro de 1901, as seis colônias se tornaram uma federação e a Comunidade da Austrália foi formada. Desde a Federação, a Austrália tem mantido um sistema político democrático liberal estável e continua a ser um reino da Commonwealth. A população do país é de 22,8 milhões de habitantes, com cerca de 60% concentrados em torno das capitais continentais estaduais de Sydney, Melbourne, Brisbane, Perth, Adelaide e Darwin. Sua capital é Camberra, localizada no Território da Capital Australiana.

Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca

Dança Haka

O Haka é o nome genérico pelo qual são conhecidas as danças típicas do povo Maori, que demonstram a paixão, o vigor masculino e a identificação com a raça. É igualmente executada para dar as boas vindas a quem chega, como para intimidar as tribos inimigas. Executado pelos All Blacks, numa variante específica chamada Ka Mate, quanto mais agressivo, feroz e brutal, o tom utilizado, mais vai incentivar o grupo | equipe, e intimidar o adversário. Conduzido pelo dançarino | guerreiro | jogador mais velho, de sangue maori, as palavras utilizadas servem para estimular quem está realizando a dança, mas também para comandar a sequência dos seus movimentos.

Dança Cibi

Por outro lado, Fiji também tem a sua dança guerreira – o Cibi – que deixou de ser executada desde que foi nomeado o atual treinador da equipe, por este pertencer a uma casta não comedora de homens, e o Cibi estar diretamente relacionado com a prática da antropofagia. No entanto, na despedida oficial da equipe de sevens para Dubai, o atual presidente das Ilhas ordenou o regresso da dança, como forma de afirmação da sua cultura guerreira...


Dança Tau

Mais moderadas as versões dançadas pela Samoa e por Tonga. Na verdade, tanto o Manu Siva Tau, como o Sipi Tau, são adaptações de danças guerreiras ao ambiente desportivo. Mais generalista no primeiro caso, diretamente adaptada ao Rugby no caso de Tonga.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.