Danças Africanas - Angola - Kuduro

Hoje é dia de mais um capítulo desta fantástica série escrita aqui por mim sobre as danças africanas dos países de língua portuguesa. Vamos falar mais um pouco sobre as danças de Angola. Kuduro é um gênero musical e sobretudo um gênero de dança surgida em Angola. Hoje em dia, está também largamente disseminado pelas áreas suburbanas do Brasil, já existindo até alguns grupos e bandas de kuduro próprias do Brasil, em especial nos subúrbios das cidades do Rio de Janeiro e de Salvador. É hoje influenciado por outros gêneros como Sungura, Kizomba, Semba, Ragga e Rap.

Acompanhem a série completa: DANÇAS AFRICANAS (Dos países que falam a língua Portuguesa)

Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca
Estilo de música e dança Angolana. Dança recreativa de exibição individual ou em grupo. Fusão da música batida, com estilos tipicamente africanos, criados e misturados por jovens Angolanos, entusiastas e impulsionadores do estilo musical, adaptando-se a forma de dançar, soltando a anca para os lados em dois tempos sutilmente, caracterizando o movimento do bailonço duplo.

Acompanhem a Série - Danças Africanas | MUNDO DA DANÇA http://urele.com/TiGi

Da dança Sul-Africana denominado " Xigumbaza ", que significa confusão, que era dançada pelos escravos mineiros, enquanto trabalhavam mudos, e surdos só as vozes das botas se faziam ouvir como um canto de revolta, adaptando-se ao estilo musical Kuduro nasce, o Esquema ou Dança da Família. Dança da Família por ser dançado geral em grupo exercitando o mesmo passo varias vezes em coreografia coordenada pelos participantes na dança. Dançada normalmente em festas ou em discotecas


Recentemente, o Kuduro passou a se tornar um fenômeno musical em todos os países de língua portuguesa, assim como em outras partes do mundo, principalmente após o lançamento dos hits Vem Dançar Kuduro e Danza Kuduro, dos cantores Lucenzo e Don Omar.

Origem

O kuduro surge em finais dos anos 80, primeiro como uma dança e com o passar do tempo evoluindo para um gênero musical, estilo house africano em que se mistura elementos electrônicos com o folclore tradicional, feito pelo povo mais pobre de Luanda e com os meios precários que dispunham. A musica é peculiar no uso de breaks e funk muito utilizados nos anos 80 para criar melodias, mas utilizando loops e letras explícitas, que acabam por ser um reflexo de boa parte da população.

O nome da dança referia-se a um movimento peculiar em que os dançarinos parecem ter a bunda dura, simulando uma forma agressiva e agitada de dançar como os golpes de Van Damme, que segundo Tony Amado, auto-proclamado criador do Kuduro, foi de onde surgiu a ideia da dança, depois de o mesmo ver o filme de 1988, de Jean Claude Van Damme, Força Destruidora (Bloodsport), em que ele aparece num bar, todo Bêbado, a dançar com um estilo muito rijo e pouco habitual para aquela época.

Estilo musical

As letras caracterizam-se pela sua simplicidade e humor. São geralmente escritas em português, e muitas vezes com algum vocabulário de línguas angolanas (por exemplo, kimbundo), tais como as musicas Da Dombolo, de Dj SL, ou Salale de Dog Murras

Acompanhem a série completa: DANÇAS AFRICANAS (Dos países que falam a língua Portuguesa)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.