Dança Irlandesa - Sua História


Talvez a mais fascinante forma de arte irlandesa divulgada em todo o mundo seja a dança. Devido às constantes invasões e imigrações que ocorreram na Irlanda em toda sua história, cada povo trouxe para o país sua música e dança preferidas.

A origem dessa dança parece remontar ao tempo dos Druidas, das Danças Circulares dos antigos povos Celtas que dançavam em rituais em honra ao sol e ao carvalho teriam sido os primeiros a praticar a dança celta e, traços das danças circulares estão presentes, ainda hoje, nas "Ring Dances". 

Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca

Quando os Celtas chegaram à Irlanda trouxeram consigo suas próprias danças e música também. No século XII os normandos conquistaram a Irlanda, introduzindo no país uma dança típica, onde um cantor ficava rodeado por dançarinos, e estes repetiam a canção do cantor enquanto dançavam. Toda vez que conquistavam alguma cidade, os normandos comemoravam com este ritual. No século XVI as danças típicas, como o Irish Hey, Rinnce Fada e o Trenchmore foram mencionados em escrituras. Ao que parece, as danças já eram muito apreciadas no final do século XV seja na versão Rinnce Fada ou Fading com duas filas de parceiros, olhando uma para a outra ou no Irish Hey (provavelmente em roda), jigs (emin grupo), Trenchmores ou a Dança de Espadas. Desde então, as apresentações começaram a ser feitas em castelos, assim como para a realeza.

A dança irlandesa possuía várias versões, nas mais diferentes áreas da Irlanda. Hoje pode-se encontrar jigs, reels, hornpipes, sets, half sets, polkas e uma espécie de sapateado, performados individualmente ou em grupo.

As roupas usadas pelos dançarinos de hoje são uma homenagem às vestes usadas no passado. A maioria das roupas são adornadas com símbolos celtas.

Hoje em dia existem diversas organizações promovendo a dança irlandesa, assim como grupos de dança famosos pelas belíssimas e eletrizantes apresentações. Espetáculos como o Riverdance, Lord of the Dance e Feet of Flames projetaram a dança irlandesa no mundo todo.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.