Goiás - Volta ao Brasil em 27 Danças.


Em nossa viagem pelo Brasil chegamos agora ao Estado de Goiás, o estado número nove na sequencia em ordem alfabética. Como já sabemos a respeito de quem acompanha desde a início nossa série, Volta ao Brasil em 27 Danças - falaremos um pouco do estado de Goiás e citaremos uma Dança Típica da região. Para mim tem sido uma verdadeira aula de conhecimento escrever estas postagens. Porque com isso estou aprendendo um pouco mais sobre a dança e por consequencia também sobre este país continental em que nasci. Para todos os amantes da dança desejo um bom estudo, uma boa leitura.

Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca

Goiás é uma das 27 unidades federativas da República Federativa do Brasil. Situa-se a leste da Região Centro-Oeste, no Planalto Central brasileiro. O seu território é de 340.086 km², sendo delimitado pelos estados de Tocantins (norte), Bahia (nordeste), Mato Grosso (oeste), Mato Grosso do Sul (sudoeste), Minas Gerais (leste e sul) e pelo Distrito Federal. Tem por capital a cidade de Goiânia.
Com 5.849.105 habitantes é o estado mais populoso do Centro-Oeste e o nono mais rico do país.


O topônimo Goiás (anteriormente, Goyaz) tem origem na denominação de uma comunidade indígena. O termo original parece ter sido Guaiá, forma composta de Gua e iá, a qual significa "indivíduo igual", "pessoas de mesma origem". O nome Goiás, quando utilizado no meio de uma frase, dispensa o emprego de artigo, similarmente ao que acontece na designação dos estados de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul e de Minas Gerais.


Catira (GO)
Semelhante à existente no sudeste, esta dança é executada por homens que sapateiam, rodopiam e palmeam um ritmo sincopado, intercalando com moda de viola, executada por dois violeiros.

Tambor (GO)
Executada com um solista no centro de um círculo formado pelos dançadores. O ritmo é marcado por tambores e o canto é coletivo. A coreografia, desenvolvida pelo solista, distingue partes que recebem denominações específicas: “Jiquitaia”, “Serrador”, “Negro-velho”. A troca de solistas no centro da roda se processa através da umbigada.

Vilão (GO)
Dança de conjunto cujos participantes se subdividem pela função: Batedores, Balizadores, Músicos, Regente e Chefe do grupo. Organizados em semicírculo, os Batedores, trazendo longos bastões de madeira, dão batidas nos bastões do parceiro, ao ritmo da marcação do apito do Regente e da execução musical da banda. Há uma série de movimentos que compreendem giros de corpo, volteios dos bastões, troca de lugares, encerrando com uma sequência de sete outros gestos rapidíssimos, chamados “Cerradinhos”, que constam de batidas realizadas com os batedores agachados.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.