Como Montar um Curriculum de Dança.

Os dançarinos ou coreógrafos são profissionais um pouco diferenciados na hora de mostrar sua experiência  no campo de atuação. Essa profissão lida diretamente com o corpo, como um atleta e também com a arte em si. O curriculum da profissão deve mostrar tudo isso de forma clara e objetiva. Essa é a intenção desta postagem, trazer a tona uma questão. O curriculum de Dança, que muitas vezes ao invés de ajudar, pode até atrapalhar o profissional da dança se não montado da maneira certa.

Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca

Na verdade dentro do ramo da dança existem muitas profissões que podem ser seguidas, não somente dançarinos e coreógrafos, mas também fotógrafos especializados, cinegrafistas, iluminadores, maquiadores, diretores, marketing, logística, jurados e uma infinidade de profissões que envolvem essa arte chamada dança.

Curriculum ou Portifólio?
Então montar um curriculum de dança muitas vezes passa por ter um portifólio realmente. Para poder mostrar toda a carreira. Com seus feitos, espetáculos que fez ou participou, com imagens e certificados de cursos, workshops. Troféus e medalhas muitas vezes ganhadas em festivais. Certificados de participação em fóruns e mostras. Então é uma infinidade de coisas que se tornam importantes para demonstrar sua carreira, conquistas e o quanto você tem de experiência na área da dança em que está atuando.


Portifólio - O que é?
Um portfólio, portefólio,portifólio (ou ainda porta-fólio) é uma lista de trabalhos de um profissional ou empresa. O portfólio é uma coleção de todo o trabalho em andamento na organização relacionado com o alcance dos objetivos do negócio.
O portfolio (vindo do inglês e não "portfólio") pode também ser considerado um material acumulado pelo desenvolvimento de um conjunto de ações de sucesso voltado ao melhor resultado de uma pesquisa ou de um trabalho. São situações interpessoais, que individualmente agregam valores ao processo através de experiência desenvolvida dentro de um determinado período de tempo, por uma análise contínua durante a evolução de um projeto
Um artista, arquiteto, publicitário, designer ou modelo de moda pode apresentar um porta-fólio de seu trabalho realizado até aquele momento, visando conquistar novos trabalhos. Neste caso, consiste de um conjunto de fotografias, recortes de jornais e revistas, peças produzidas ou outros registros de sua trajetória.

Seja Objetivo.
Ser objetivo passa por ser organizado. Seja claro na explanação de seu projeto profissional na área da dança em que atua. Quando estiver elaborando seu curriculum, esteja ciente de quais projetos pretende participar, cite todos os trabalhos já realizados, de ênfase aos melhores trabalhos já executados por você e faça uma apresentação limpa a suscinta, com um material claro e organizado. Isso vai demonstrar seu profissionalismo, carinho e atenção com que trata sua carreira. Coloque sua intenção em estar sempre se atualizando e como pretende fazer isso. Essa atitude vai demonstrar que você busca um crescimento dentro desta profissão e que está sempre a frente das tendências que envolve sua modalidade ou estilo de dança.


O blog Carreira Solo tem uma excelente postagem que fala como montar um portifólio, sugiro sua leitura para complementar nossa matéria.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.