Distrito Federal - Volta ao Brasil em 27 Danças.

Continuando nossa viagem pelo Brasil, dando seguimento a nossa Série Volta ao Brasil em 27 Danças. Hoje falaremos da cidade de Brasília que todos sabemos é nossa Capital Federal e considerada um estado a parte. Compondo um dos 27 estados da federação. Nosso distrito federal se encontra bem no centro do Brasil, em uma posição estratégica, mas precisamente dentro do Estado de Goiás.
Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca
Fonte: Wikipédia - A enciclopédia livre
Distrito Federal é uma das 27 unidades federativas do Brasil, onde se localiza a capital federal Brasília, cujos limites coincidem com os do próprio Distrito Federal. A capital foi fundada em 21 de abril de 1960. Foi construída em três anos e dez meses, através de um projeto do presidente Juscelino Kubitschek de mudança da capital nacional do município do Rio de Janeiro para o centro do país. Até a criação de Brasília, a capital federal localizava-se na cidade do Rio de Janeiro, antecedida por Salvador

Leitura complementar: Dança Folclórica do Centro Oeste

Mascarados — originária dos costumes indígenas, foi modificada e enriquecida pelos colonizadores espanhóis e portugueses. Dura cerca de 2 horas e meia, tem doze partes, com diferentes passos, e exige grande esforço físico. Por isso, antigamente só os homens participavam. Para que os que faziam papel de mulher não fossem identificados, todos usavam máscaras.

Sua origem, controversa, está ligada a misturas tanto da contradança européia — influência dos colonizadores espanhóis e portugueses — quanto das tradições indígenas locais com ritmos negros. É parte das comemorações da Festa do Divino Espírito Santo e de São Benedito.

A dança é executada exclusivamente por homens, em pares de 8 a 14 pessoas. Os trajes masculinos representam os galãs e os trajes femininos representam as damas. O marcante tem a função de conduzir a dança, e os balizas de segurar o mastro com fitas coloridas e a bandeira de São Benedito.



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.