Objeto Cênico! O que é?

Dando sempre seguimento aos nossos estudos, trago hoje essa postagem para tratar de um item muito importante na dança como um todo, e que deve ser pesquisado e utilizado com sabedoria.
Quem conseguir dominar esse item tem tudo para ter sucesso nas Composições Coreográficas que irão elaborar, e com certeza serão trabalhos lindos e inovadores.


O que é Objeto Cênico?
Objeto cênico é qualquer objeto que faça parte de uma cena, isto é, não é qualquer coisa que só faça poluir o palco, mas que tenha significado pra cena.

Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca

Aqui temos uma definição bem resumida do que se trata o objeto cênico, mas temos que nos atentar para a importância de tal complemento para a coreografia. Se bem utilizado pode fazer todo a diferença no espetáculo, tornando-o belo e maravilhoso. Ganhando um significado maior e mais amplo, trazendo uma mensagem bastante positiva durante o processo de dançar.

O objeto cênico é central para o Dançarino(a). Seu uso vai além da pragmática do funcionamento e extrapola a intenção do espetáculo. Na Dança, o objeto cênico tanto serve à representação dramática - na composição do sentido intencional do coreógrafo e diretor - quanto à condução da coreografia. Aqui ele é mais do que uma unidade da “frase cenográfica”. O objeto aparece como personagem, marca espaço e representa uma peça no processo da composição coreográfica.



Leitura Complementar:
Quais são as utilizações?
Instrumentos, alegorias, móveis e várias outras coisas podem ser usados como objeto cênico na composição coreográfica. Inclusive a iluminação e sons especiais colocados na música, bem como fogo, água, terra e outros vários materiais.
Temos vários exemplos de como colocar a favor do dançarino(a) uma vasta gama de objetos cênicos que farão toda a diferença no produto final do espetáculo de dança.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.