segunda-feira, 7 de março de 2011

Street Dance - 10 Lições de como praticar.


Escrevo este artigo seguindo a sugestão de uma de nossas leitoras dessa família aqui do Mundo da Dança. A Leninha Santos - seguidora de nosso blog. Pois bem trago até vocês este artigo que fala sobre como praticar Street Dance.

Não é uma fórmula nem tão pouco uma regra restrita de como praticar esta modalidade, mas sim uma explanação sobre o assunto, que está mais para um incentivo de como começar nessa carreira de dançarino(a). Espero que gostem e deixem suas opiniões na área de comentários do blog.

Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca

10 Lições de como praticar Street Dance.

01 - Pesquise e Estude

Isso mesmo devemos antes de mais nada, pesquisar sobre a modalidade de dança que queremos praticar. Esse passo é importante para sabermos a história, o contexto com que o estilo de dança surgiu. Qual a influência que o estilo sofreu durante esse período, quais são suas raízes culturais. Tudo que se tem notícia de existência no mundo cultural teve algum tipo, ou vários tipos, de influência. Isso porque o ser humano interage com tudo que está a sua volta e sofre reflexos disso.

02 - Assista Vídeos

É importante assistir a produções em vídeo porque você acaba identificando estilos dentro do Street Dance que acabam vindo de encontro a sua percepção, criando uma identidade com sua personalidade. Além do mais é através destes vídeos que fomentamos novas idéias ou aprendemos novos movimentos que muitas vezes a nossa mente não é capaz de criar.


03 - Frequente Workshops

Esses cursos de workshops são bastante interessantes por trazer uma experiência de laboratório ao corpo bem gratificante. |Através desses cursos que desenvolvemos uma linguagem corporal específica do Street Dance. Isso se torna necessário porque muitas vezes dançamos outros tipos de modalidades e a carga de linguagem corporal desta modalidade não pode ser trazida para o Street Dance.

04 - Pesquise e Ouça Músicas

A música é muitas vezes o que move a dança em sí - se bem que já falamos desse assunto por aqui ( É possível haver dança sem música? - Viagem pelo Mundo da Dança ). Mas o que sabemos é que se escutarmos com bastante atenção a música praticamente aguça nossa criatividade e fala conosco nos dando o caminho a seguir na criação de uma composição coreográfica. Muitos coreógrafos partem desse principio.


05 - Figurino e Estilo.

Para entender e vivenciar em pouco da cultura Street é preciso estar atento aos detalhes, inclusive a maneira de se vestir. A vestimenta ( ou figurino ) está relativamente caminhando junto ao estilo, pois se desenvolve no mesmo contexto e acompanha de perto as tendências do mesmo. Por esse motivo é importante a pesquisa de figurino, não tente fazer um figurino da sua cabeça, há não ser que já tenho uma vasta história e experiência no Street Dance.

06 - Troque experiências.

Quanto mais interagirmos no meio, mais bagagem adquirimos e isso é bom porque sempre temos algo novo a aprender. Bem mais do que ensinar, pois ninguém é detentor de todo o conhecimento. Interaja e troque experiências, deixe os colegas do grupo opinarem sobre a coreografia e também incrementarem a composição com movimentos e sequências que talvez você nem teria pensado.

07 - Pratique

A prática leva a perfeição, ainda mais quando se trata de dançar. Quando praticamos os movimentos de Street Dance mandamos uma mensagem para o cérebro e condicionamos essa movimento mecânico a tal ponto que se torna automático quando se esta executando na coreografia. Ganhamos confiança e com isso nossa coreografia fica limpa. Conseguindo realizar com mais facilidade e leveza os movimentos.

08 - Limpeza e Acertos.

Quando no processo de aprendizado não podemos ter pressa para executar os movimentos, isso porque durante a aprendizagem é o momento mais importante da coreografia. É aqui que fazemos certo ou condicionamos alguns erros, que depois vão ser dífíceis de tirar. Quando vemos uma apresentação bem elaborada, temos que ter em mente que aquele grupo levou horas a fio para chegar aquele resultado.

09 - Dedicação e Persistência.

Uma coisa que com certeza dá resultado é quando você se dedica aquilo que gosta. Persista e com o tempo colherá resultados satisfatórios. Não é fácil, mesmo porque temos o costume de desistir com certa frequência daquilo que queremos. Mas se você se dedicar e persistir, até mesmo o mundo começa a conspirar a seu favor.

10 - Viva e Ame.

Por fim viva intensamente o estilo de dança que escolheu para praticar, no caso aqui do Street Dance, porque é através dessa vivencia que adquirimos amor naquilo que fazemos e começamos a sentir profunda admiração pelo que fazemos.

"Todos os estilos de dança podem ser incorporados ao estilo gospel, basta ter discernimento e sabedoria, pois todas as coisas neste mundo devem ser voltadas a DEUS."
Roger Dance.


Sobre o Autor:
Roger Dance Roger Dance é dançarino, coreógrafo e blogueiro. Estudioso dessa arte pretende dividir seu conhecimento com todos os amantes da Dança. Autor dos Blogs: Mundo da Dança "Tudo Sobre Todas as Danças" - e do Movimento Paulínia. Saiba mais sobre o Autor

E-book Dança Gospel - Blog Mundo da Dança está lançando seu primeiro E-book - Dança Gospel - COMPRE SEU EXEMPLAR AQUI ** Tudo o que você precisa saber para Louvar e Evangelizar !!! **Leia a matéria de lançamento do E-book - Clique aqui.
Faça uma Doação ao Mundo da Dança - Porque ajudar? Saiba como e ainda ganhe um Brinde!

6 comentários:

Postar um comentário