A importância da DANÇA na vida da humanidade


Quando se começa estudar sobre esse assunto vemos o quanto é importante a dança na vida da humanidade. Por esse motivo trago até vocês essa reflexão da "importância da dança" em nossas vidas como um todo.

A dança sempre esteve presente em todos os grandes momentos da história, mas também ela faz parte do nosso cotidiano e está marcada também nas pequenas coisas, muitas vezes até imperceptíveis.
Faz parte de um dos aspectos mais íntimos do ser humano - a cultura. É através da cultura que carregamos a grande carga de tradição e história de um povo. Então esta aí a grande responsabilidade que a dança tem como precursora disso.

Desenvolvimento Cognitivo.

Fonte: NCE - UFRJ
Segundo (STENBERG, 2000, p.22) a psicologia cognitiva trata do modo como as pessoas percebem, aprendem, recordam e pensam sobre a informação.
A dança tem uma grande contribuição no desenvolvimento cognitivo do ser humano, trazendo uma carga de sociabilidade e relacionamento enquanto pessoa no meio. Isso é muito importante quando aplicado como ferramenta da educação.

Desenvolvimento Coordenação Motora.

A dança bem aplicada, na forma de trabalhar o corpo, faz com que a coordenação motora seja inserida no aprendizado de quem a pratica. Isso traz uma grande vantagem, pois toda carga de técnica nos movimentos mecânicos se reflete em ganho para o individuo que dança. Ficando assim com uma excelente coordenação motora.

Informação Corporal.

Nosso corpo fala, e isso é muito fácil de comprovar. Usamos no mecanismo de comunicação mais de 80% do corpo para nos expressarmos. Quem dança tem facilidade de se comunicar porque esta acostumado a lidar com o corpo de forma íntima. Conhece o corpo que tem e quais são suas capacidades. Então a dança traz uma facilidade extremamente boa para o corpo, enchendo ele de uma informação que carregaremos para toda a vida.

Saúde Orgânica e Mental.

Dançar por si só já é um exercício e compõe uma atividade reguladora do metabolismo e funcionamento do organismo como um todo. Traz uma melhora significativa para quem a pratica. Quem realmente ama a dança se preocupa em cuidar do corpo como um todo, porque necessita dele como ferramenta para executar o que gosta - "dançar".
Além do mais quando se faz uma atividade dessas com prazer, isso traz uma saúde mental bastante boa. Quando dançamos estamos interagindo com a sociedade, com o meio, colocando nossa mente para trabalhar de maneira positiva, fazendo amizades e colocando uma química boa que o organismo libera, tais como a adrenalina.

Como estamos vendo a dança sempre foi de suma importância para o desenvolvimento humano em todas as esferas da sociedade. O que você acha? Dê sua opinião deixando um comentário dizendo o que acha da importância da dança.
Roger Dance


Tecnologia do Blogger.