Dança do Fogo - Índigena

O fogo desde que foi descoberto e dominado pela humanidade trouxe um grande progresso para a todos, podendo fazer parte importante no desenvolvimento humano e sua tecnologias. Por esse motivo, o de ser tão importante, ele se encontra enraizado na cultura de todos os povos inclusive os índios. Falando um pouco mais da Dança do Fogo trago até vocês essa postagem que mostra mais uma vez como esse estilo de dança é abrangente e encantador.

Dança do Fogo Índigena
Primeiro em passos cadenciados depois em um crescendo cada vez maior, ao ritmo do chocalhar dos maracás e das canções místicas, até se fazer ouvir a voz do pajé, numa evocação a Tupã, implorando fazer voltar à vida aqueles mortos ilustres. Neste exato momento a lua cheia se encontra em seu máximo esplendor.

Terminando a evocação os homens se dispersam pelo terreno em pequenos grupos, enquanto só o pajé continua a entoar as suas loas até o alvorecer.
De novo voltam as mulheres para ouvirem os cânticos que lhes anunciam ter o sol feito voltar à vida os mortos ilustres.

Então começa a dança da vida e é executada pelos atletas da tribo, cada um trazendo ao ombro uma longa vara verdejante, símbolo dos últimos nascidos na comunidade.
Os atletas formam um grande círculo correndo em volta dos kuarupes ao mesmo tempo que em gestos e curvaturas os reverenciam. Depois o grande círculo se divide em dois e logo cada qual se dissolve em vários grupos representando a sua respectiva tribo.

Se quiser saber um pouco mais, recomendo visitar a Wikipédia Americana que fala sobre a Dança do Fogo de uma maneira diferente e atual.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.