Ballet Clássico X Ballet Contemporâneo - Qual a Diferença?

Hoje vou entrar numa questão pertinente que devemos ter bem claro o que é uma coisa e o que é outra. Dando margem a um de nossos leitores: ArteSofia Escola de Dança - do Facebook vamos desvendar os vários estilos do Ballet que hoje permeiam essa modalidade. Na verdade ele comentou que hoje muitas Cia´s de Dança fazem uma pequena confusão entre Ballet Contemporâneo e Ballet Neo-clássisco, mas para nossa pesquisa ficar mais completa achei melhor começar por esta questão.

Qual a diferença?
Muitas pessoas se confundem diante desses estilos e não sabem explicar quais são as diferenças que as vezes são nítidas ao assistirmos os dois tipos de espetáculos.
O Ballet Clássico exige uma maior técnica e limpeza dos movimentos, buscando a perfeição de cada forma na dança, com os joelhos esticados e pontas de pés perfeitas. É um trabalho bem mais técnico e minucioso, exigindo bem mais do bailarino(a).
Existe também uma lógica na apresentação do espetáculo como um todo, com uma sequência na  história que está sendo representada.


"O Ballet clássico visa a postura e a leveza dos bailarinos. Por falar nisso, a leveza é tão importante que para isso foi criada a sapatilha de ponta, que dá à bailarina um ar superior, angelical, dando a impressão de que esta está voando, no céu."

Já o Ballet Contemporâneo se utiliza da base do Clássico muitas vezes executando passos extremamente técnicos, mas também trabalham no solo, utilizando este como uma extensão da coreografia. Se tornando assim, o solo, um Objeto Cênico na Composição Coreográfica.
Via de regra geral o Contemporâneo não se preocupa com os joelhos esticados e pontas de pés, dado isso que a maioria das apresentações se dão sem a sapatilha de ponta. Daí a diferença entre um e outro estilo. Muitas pessoas acham que a diferença esta somente nas sapatilhas, mais isso vai muito além pelo que podemos ver. As vezes também é usado sapatilhas de ponta nos espetáculos de Contemporâneo, por isso essa regra não é muito relevante.


"O Ballet Contemporâneo, mais conhecido por Ballet Moderno, foi criado no início do século XX e ainda preserva o uso das pontas e gestuais muito próximos do Ballet Clássico. Neste estilo de dança as coreografias começam a ter ideologias diferentes. Não há mais uma história que segue uma seqüência de fatos lógicos, mas sim muitos passos do ballet clássico misturados com sentimentos."


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.