A Linguagem da Dança

Aqui no Mundo da Dança estou em constante aprendizado e pesquisando sempre tudo que se relaciona com a dança. Então me deparei com um material muito interessante e que com certeza irá engrandecer amplamente o conceito e universo dessa arte maravilhosa. Falaremos hoje sobre a Linguagem da Dança. Para complementar seus estudos não deixe de ler também: Fundamentos da Dança

Nesta postagem  trataremos de forma um pouco mais técnica, mas usando uma linguagem acessível. A dança é um instrumento espetacular e universal, com várias frentes de expressão cultural. O que a torna um assunto que necessita de amplo estudo e pesquisas constantes. Espero que gostem e apreciem o aprendizado.


A LINGUAGEM DA DANÇA
Para o psicólogo Howard Gardner (1943), a dança é uma forma de inteligência cinestética, uma habilidade que possuímos para resolver problemas através do controle dos movimentos corporais. Ao observar coreógrafos trabalhando, vemos que para terem êxito eles usam inteligência musical, visual, verbal e interpessoal.

Um outro exemplo é o caso de pessoas com algum tipo de defi ciência auditiva, que buscam empregar meios não-verbais para se referir a coisas que estão espacial e temporalmente afastadas delas.
Além disso, quando observamos crianças pequenas, percebemos o quanto seus gestos fornecem indicações do que a criança está pensando, e também de seus processos mentais e representações. Isso nos faz pensar que quando usamos nosso corpo inteiro como instrumento de dança, nosso potencial de comunicação ultrapassa em muito os simples gestos com as mãos.


A dança contém seqüências de movimentos corporais com um sentido defi nido, intencionalmente rítmicas, e culturalmente infl uenciadas, escolhidas de forma muito semelhante à escolha de seqüências de linguagem verbal, visual ou musical. Dessa forma, compreendemos que a dança possui um vocabulário (passos e gestos), uma gramática (regras para justifi car por que um movimento pode se seguir a outro), e significados múltiplos, por ser uma forma de arte. As pessoas "lêem" e "escrevem" a dança a partir da perspectiva de suas culturas e experiências pessoais, por isso acreditamos que a arte é tão importante: quanto mais a conhecemos, mais temos matéria-prima para fazer e criticar arte.

Segundo a pesquisadora Judith Lynne Hanna*, doutora em Antropologia pela Universidade de Columbia, EUA, estes são os elementos básicos da linguagem da dança:

• Espaço: tem direção, nível, amplitude, foco, ordem e forma.
• Ritmo: tem tempo, duração, ênfase e compasso.
• Modo: como o corpo é representado na dança.
• Dinâmica: é força, energia, tensão, relaxamento e fluxo.
• Forma: é a relação sempre mutável de quem está em movimento com outra pessoa
ou objeto, ou com o espaço.
• Locomoção: é a forma de mover-se de um lugar para outro, andando, correndo,
pulando, saltando, saltitando, escorregando ou galopando.
• Gesto: é o movimento que não tem peso, como rotação, flexão, extensão e vibração.
• Frase corporal: é um grupo de movimentos em seqüência que produz uma afirmação
específica.
• Motivo: é uma parte do movimento que pode ser apresentada de formas diferentes
(rápido, lento, com mais ou menos força).



Todos esses elementos podem ser arranjados de forma a constituir diferentes estilos e formas de dança, fornecendo-lhe sentido. Como a dança é uma espécie de linguagem, torna-se um meio para educação interdisciplinar.
Ela facilita o aprendizado promovendo criatividade e dando expressão concreta e móvel a conceitos abstratos.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.