Departamento de Dança - Secretaria da Cultura Paulínia

Dando continuidade ao projeto de divulgação do Circuito Paulínia de Dança hoje vamos apresentar mais um dos participantes desse grandioso evento tão importante para o desenvolvimento cultural da cidade de Paulínia e também da Região Metropolitana de Campinas. O departamento de dança da Secretaria de Cultura de Paulínia, vem com um desenvolvimento espetacular nos últimos anos. Hoje soma-se a força de um Projeto - O Projeto Paulínia ao Vivo. Coordenado pela Coreógrafa Fernanda Chamma. Neste ano o tema do espetáculo de dança do departamento é: "Shrek" com as apresentações sendo realizadas entre os dias 25 a 28 de Novembro de 2010.

Participem do Circuito Paulínia de Dança, assistindo e prestigiando este maravilhoso evento. Maiores informações acessem: Secretaria da Cultura de Paulínia.


Departamento de Dança - Secretaria da Cultura de Paulínia

Institucional
A Prefeitura Municipal de Paulínia realiza trabalhos na modalidade de dança desde 1985 passando por vários departamentos da Prefeitura entre eles a Secretaria de Esportes e Recreação.

Em 2005 foi criado o  Departamento de Dança  dentro da Secretaria de Cultura que mediante as necessidades vem buscando novas tendências  que atendam as exigências  atuais do mercado cultural.

A missão do Departamento de Dança é ampliar o intercâmbio cultural e educacional ligado a arte da dança entre alunos, professores, futuros profissionais da cidade, bem como de todos os interessados pela arte, formando não só o bailarino mas o cidadão  capaz de participar da vida cultural do país, com isso  criando  um  novo  público com gosto pela cultura.  
  
Objetivos 
  • Divulgar a dança;
  • Formar e capacitar jovens artistas da cidade, ampliando oportunidades de trabalho;
  • Ampliar os conhecimentos dos alunos na área de dança, visando excelência técnica, de expressão, e de conhecimento teórico;
  • Ampliar e desenvolver pesquisas direcionadas a montagem de espetáculos;
  • Produzir e executar espetáculos, bem como promover eventos culturais e de entretenimento na cidade;
  • Fornecer condições necessárias para atender as necessidades atuais do mercado, aplicando de forma significativa e inovadora, um mecanismo de ação cultural. 

Diferencial
  • O aluno tem acesso a uma variedade de informações pertinentes a dança, e ao mesmo tempo a  Música, ao  teatro e ao cinema, em um espaço multidisciplinar.   
  • O Conteúdo Programático e a Metodologia é estabelecido pelos professores do Corpo Docente
  • Professores com vasta experiência e cursos no exterior. Atividades extras e avaliações freqüentes com  professores convidados  renomados no mundo da dança.
  • Salas Climatizadas e com piso adequado para dança.
  • Localização privilegiada: fácil acesso, na entrada da cidade e próximo ao Rodoshopping.


Instalações
O Departamento de Dança utiliza as instalações do Espaço Cultura e do Theatro Municipal de Paulínia:
  • Salas apropriadas com piso adequado e climatizadas. 
  • Anfiteatro para pequenas apresentações.
  • Salas de aulas com aparelhagem de vídeo e áudio
  • Estúdios para aulas de Canto.
  • Vestiários, Camarins 
  • Sala de Visagismo.
  • Espaço de Convivência e refeitório 
  • Estacionamento

Projeto Paulínia ao Vivo
Com a criação da indústria do entretenimento na cidade, a dança, o teatro, a música, o cinema e outras ações passam a ter uma importância fundamental para o desenvolvimento sócio-econômico da cidade. Para isso vem se criando uma grandiosa infra-estrutura e os projetos se modernizando. 

O Projeto foi idealizado através da experiência realizada em 2008, com o Projeto Paulínia Arte em Movimento, voltado para formação de bailarinos cantores de diversas idades que atendiam o mercado de trabalho no ramo de montagens musicais e shows de entretenimento.  Essa nova proposta de formação e capacitação de bailarinos vem sendo desenvolvida na cidade com grande sucesso e aceitação onde o número de pessoas envolvidas vem  sendo  superado a cada ano.

São desenvolvidas aulas com um trabalho pedagógico voltado para formação e capacitação, qualificando novos profissionais e jovens artistas da cidade.  Além das atividades de formação também são realizados dentro do projeto: workshops, fóruns, produção e execução de espetáculos, ampliando oportunidades de trabalho e atuação junto aos projetos da cidade e fora dela, assim como intercambio com trabalhos da capital paulista.

O projeto busca inovar o trabalho de dança da cidade, atendendo as novas tendências e  buscando uma melhor qualidade no conteúdo e formação de nossos bailarinos. Entendemos que este pode ser um grande salto para mercado de entretenimento e também uma nova perspectiva para aqueles que buscam na dança oportunidades de trabalho.

O Projeto "Paulínia Ao Vivo" tem como direção artística a Coreógrafa Fernanda Chamma que veio agregar à equipe da cidade dando toda assessoria e suporte para desenvolvimento técnico dos alunos do Departamento de Dança e para outras ações do projeto.

Objetivo Geral
Formação e capacitação de bailarinos cantores de diversas idades que atendam o mercado de trabalho no ramo de montagens musicais e shows de entretenimento que venham fazer parte do circuito cultural da cidade e até em montagens nacionais e internacionais.

Um comentário

Anônimo disse...

ROGER, É Domingo agora a inauguração, com muita dança, musica e alegria. Venha conhecer os professores e apresentações dos mais diversos ritmos, a partir das 14 horas, em frente ao estacionamento do Clube Paulinense. Venha conhecer.

Abraço, Dinmer

Tecnologia do Blogger.