Dança Eletrônica - Sua História


Mais um estilo que vem se incorporar ao nosso belo Mundo da Dança, a Dança Eletrônica.
Essa modalidade de dança é uma vertente dos tempos modernos em que vivemos. Baseada em um movimento que nasceu junto com a tecnologia, com o advento de equipamentos eletrônicos para a elaboração de músicas exclusivamente criadas em laboratórios de som.
A história da dança sempre esteve íntimamente ligada ao desenvolvimento dos estilos de música.

Sigam o Mundo da Dança no Twitter: @mundo_danca

Muitas vezes surgindo a dança em primeiro plano para depois se completar com a música relacionada ao estilo da própria dança. Mas também muitas modalidades de dança vieram para se somar ao estilo de cada música. É o caso da Dança Eletrônica que foi se desenvolvendo conforme foram surgindo vários estilos da música eletrônica. Conforme foram sendo aperfeiçoadas se tornaram estilos exclusivos dentro desta modalidade tão empolgante, que é a Dança Eletrônica.

Música eletrônica
Música electrónica (português europeu) ou Música eletrônica (português brasileiro) é toda música que é criada ou modificada através do uso de equipamentos e instrumentos electrônicos, tais como sintetizadores, gravadores digitais, computadores ou softwares de composição. Os softwares são desenvolvidos de forma a facilitar a criação.
Por sua história passou de uma vertente da música erudita (fruto do trabalho de compositores visionários) a um elemento da música popular, primeiramente bastante relacionado ao rock e posteriormente discernindo-se como um gênero musical próprio (principalmente relacionado com a música popular nos sub-estilos considerados dançantes tais como o techno, acid, house, trance e drum 'n' bass, desenvolvidos a partir do auge da música disco no final da década de 1970). Atualmente existem várias ramificações do estilo, tanto eruditas como populares.
Originalmente relutada por ter sua tecnologia evoluída muito mais rapidamente que sua estética, só passou a ter princípios e tradição após a Segunda Guerra Mundial, com o trabalho de franceses na música concreta e de alemães na Elektronische Musik.

Dança Eletrônica - Seus Estilos

Hoje são vários estilos que ao longo do tempo se desenvolveram e criaram suas próprias formas de expressão dentro desta modalidade.

É fantástico como a dança é um universo amplo e maravilhoso de várias culturas e vertentes se interagindo entre elas e também criando suas próprias raízes e particularidades.
Não deixem de comentar, engrandecendo ainda mais essa postagem.


11 comentários

Marcelo Souza disse...

Olá, eu sou o autor do blog Dança Eletrônica. Achei o seu artigo muito interessante e gostaria de agradecer o link. È dificil vermos hoje em dia blogs fazendo bons trabalhos como o seu.

Acredito que todas as danças merecem ter seu espaço de divulgação, de ensino e de discussão. Para que assim possamos divulgar, informar e aperfeiçoar os estilos cada dia mais.

Mais uma vez, obrigado pelas referencias

Marcelo Souza
Dança Eletrônica

Anônimo disse...

@Marcelo Souza

Fico satisfeito em estar no caminho certo para o engrandecimento dessa cultura que abrange todos os povos de todas as épocas.

Obrigado pelo comentário e esteja sempre por aqui nos visitando.

Roger Dance

Unknown disse...

oi esse blog me ajudou muito na escola obrigado por me ajudar a ganhar 4.0 no meu trabalho de ed.fisica. obrigado pela ajuda . bjs.

Roger de Souza disse...

Olá Kezia !!!

Que bom que o Mundo da Dança conseguiu contribuir para seu crescimento nos estudos. Esse é realmente o intuito de meu trabalho. Fico feliz em poder ajudar. Seja sempre bem vinda estamos sempre por aqui atualizando e divulgando tudo sobre as Danças do Mundo.

Abraço.

Anônimo disse...

Tem sensualize tbm como dança eletronica

Anônimo disse...

Descobri o Mundo da Dança ontem e adorei.
Parabéns....

Roger de Souza disse...

Seja sempre bem vindo !!!

E com enorme satisfação que recebo seu comentário. Aqui estou sempre buscando melhorar e trazer cada vez mais novidades sobre dança.

Abração

Danieel disse...

Olá, quero saber qual desses estilos aí é o melhor pra dançar em festas, sabe, mais simples, só pra agitar!

Roger de Souza disse...

Olá Daniel !!!

Primeiro quero lhe dar as boas vindas ao Blog Mundo da Dança.
Agora a questão do estilo de dança que você quiser aprender é bastante subjetivo. Vai depender da sua coordenação motora e disposição para aprender. Sugiro dessa forma você experimentar pelo menos uns três estilos diferentes. Dessa forma vai saber dimensionar qual deles você se encaixa melhor.

Falo isso porque a dança é algo que se utiliza o corpo, então precisará entrar nesse contexto, experimentando os movimentos e ver qual se identifica melhor com sua linguagem corporal.

Abraço e seja sempre bem vindo.

Anônimo disse...

Olá. Meu nome é Aline Nascimento, sou professora de educação física da prefeitura de são paulo e estou trabalhando com o 6º ano do fundamental II a dança eletrônica. Você pode me ofertar materiais que possam nos servir de aporte teórico e prático? Nosso medo é escorregar e apenas pincelar a dança sem ao menos questioná-la. Se puder, peço por gentileza que me envie por email: nasc_aline@hotmail.com . Abraços.

Roger de Souza disse...

Olá Aline !!!
Satisfação em tê-la entre nós como leitora do blog Mundo da Dança. Aqui é realmente um espaço de pesquisas e foi feito para ajudar os amantes da dança se aprofundarem cada vez mais nesse assunto.

Já anotei seu E-mail em minha lista de contatos aqui do blog e tão logo entrarei em contato enviando um parecer a respeito do assunto que me pediu. Inclusive até mesmo escrevendo uma postagem aqui no blog sobre sua dúvida.

Seja sempre bem vinda !!! Abraço.

Tecnologia do Blogger.