Pole Dance - Sua História - Parte 2



Nesta postagem daremos continuidade aos estudos de da Poli Dance, uma modalidade de dança muito bela e considerada de uma plasticidade linda. Ótima para condicionar o corpo e trazer vários benefícios para quem pratica. Um estilo novo, mais que surgiu com toda força, veio mesmo para ficar. Complemente seus estudos lendo a outra postagem dessa matéria: Pole Dance - Sua História - Parte 1. Também indico um site ótimo sobre o assunto: Pole Dance Brasil. Boa leitura e se maravilhem com esse estilo muito particular. Não deixem de comentar e engrandecer ainda mais esse universo do MUNDO DA DANÇA.



Tentativa de tornar o pole dance em modalidade olímpica
Fonte: Wikipédia - A enciclopédia livre
Em 2008, um grupo de estadunidenses dançarinas de pole, em Salt Lake City, em Utah, nos EUA, montaram um abaixo-assinado para que a dança se tornasse uma modalidade olímpica nos Jogos Olímpicos de Verão de 2012 em Londres.

Barra de show
As barras disponíveis para uso nos clubes proporcionam efeitos visuais. Estes postes podem ser decorados com plástico ou tinta, contêm água, brilho e materiais especiais que aparecem quando se utiliza em conjunto com a iluminação estroboscópica, assim como a iluminação oculta em sua base de vigas. Geralmente, as barras são feitas de aço inox.


A barra como exercício
O pole dance tem se transformado em uma nova e cada vez mais popular forma de exercício, no qual as mulheres (e às vezes os homens) usam como rotina de ginástica. Esta forma de exercício aumenta a força superior do corpo (utilizando o próprio organismo como resistência), trabalha a flexibilidade e a coordenação motora e também tonifica o corpo como um todo, trabalhando de forma mais intensa panturrilha, abdômen, bíceps, tríceps e coxas.

Tipos de movimentos

Inversão split
Como qualquer arte marcial, dança ou atividade física, o pole dance também possui uma nomenclatura para os movimentos, com algumas diferenças de um país para outro, mas mantendo aproximadamente o mesmo significado. O pole dance tem por volta de 300 movimentos e combinações, sendo que cada uma desenvolve a seu tempo. As turmas são divididas em básico, intermediário e avançado. (I,II,III E MASTER). Abaixo, de maneira não exaustiva, alguns dos movimentos:

Básico
Inversão contrária
É o primeiro contato com a barra, onde se aprendem as posturas. Com os giros, a musculatura vai sendo fortalecida para o próximo nível.
Fireman Básico e Cruzado
Chair ou Cadeira
Carrousel
Seat básico
Seat glamour
Back Hook

Intermediário
Esse é o nível onde se iniciam as inversões e quando as mudanças no corpo começam a se tornarem significativas.
Inversão Básica
Inversão split
Cruxifixo invertido
Cradle Split ou Berço Split
Seat Split ou pernas brincalhonas

Avançado
Nesse nível, começam os movimentos mais difíceis, movimentos conjugados onde a performance já é bem notável.
Knee hold, um movimento do pole dance. Pole dance sensual ou de competição aprendido nas academias
Escorpião
Geminis
Butterfly
Basic Teddy
Hand Stand: atitude e flecha inclinada, entre outros.

Master
Neste nível, os movimentos exigem extrema força, resistência, flexibilidade e técnica. São movimentos que requerem muito treino e muita prática.
Death Lay
flag pole
starfish
twisted handspring lift

Alguns nomes
  • Kate Coates - Foi uma das primeiras instrutoras a nível mundial a ensinar mulheres comuns.
  • Fawnia Mondey-Dietrich - Professora de pole dance, foi a primeira a emitir certificados e organizar uma federação da dança no cano.
  • Bobbis - Reconhecida por sua sensualidade na barra. É admirada por ser escolhida como melhor instrutora de pole dance.
  • Felix - Miss Pole Dance Austrália 2006 .
  • Mariana Legarreta - Abriu o primeiro estúdio de pole na América Latina, na Argentina.
  • Geraldine Neumann - Modelo latina que utiliza o pole dance para definir o corpo.
  • Elena Gibson - Miss Pole Dance World em 2005.
  • Jezabel Olmos - Primeira a criar um estúdio no México.
  • Elisangela dos Reis - Foi estudada por fisioterapeutas e médicos, para a importância para saúde e bem-estar da prática de pole dance. Organizadora e treinadora no Championships Argentina 2008.
  • Rafaela Montanaro, venceu o Miss Pole Dance América do Sul de 2009.

Street Pole Dance
O street pole dance é uma modalidade de pole dance praticada na área urbana, utilizando os postes que sustentam as placas de sinalização de trânsito. Nessa modalidade, as dançarinas utilizam roupa adequada para não machucar a pele nos postes pintados, como a calça jeans e tênis.
Menos comum mas também praticada é o street pole dance em meios de transporte urbanos. Geralmente é realizado em metrôs ou trens devido à existência de barras metalizadas com a finalidade de apoio e segurança aos passageiros. As pole dançarinas penduram-se nos canos e realizam os movimentos ao redor das pessoas que usam o meio de transporte rotineiramente.

Competições
Apesar de serem comuns nos strip clubs, há uma crescente comunidade em todo o mundo que leva a sério este exercício como esporte e forma de arte.
Estas competições nada têm a ver com o que ocorre nos clubes noturnos. Pelo contrário, estes eventos são estritamente artísticos, onde não apresenta-se nudez nem strip-tease e sim expressão corporal através da arte, agilidade e força para realizar os movimentos.
Na Argentina, a técnica teve um auge devido ao programa Bailando por un sueño em 2007.
Em 2009, a brasileira Rafaela Montanaro venceu o Miss Pole Dance América do Sul de 2009.

Veja Também:

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.