Maquiagem de Dança

Dando seguimento aos estudos para a realização de um excelente espetáculo.
Hoje aqui no Mundo da Dança vamos falar sobre maquiagem de dança. Um item não menos importante para a realização de um espetáculo coreográfico sem dúvida é a maquiagem. Ela é muito importante para ajudar a compor o figurino e exteriorizar o personagem representado na dança. Como o figurino, a maquiagem também deve ser pesquisada e aplicada de acordo com a coreografia, o estilo e modalidade da dança, de maneira que se torne um complemento homogêneo da obra final.



Para cada modalidade de dança existe um estilo de maquiagem especifico, devemos estudar com cuidado em qual estilo de maquiagem nossa modalidade de dança se encaixa. Outro fator que se deve levar em consideração é a iluminação utilizada para apresentar a coreografia.


O espaço físico também entra nessa lista, temos que estar atentos a distância que vamos estar do público, se a apresentação vai ser ao ar livre ou em palco italiano, num plenário ou teatro, de dia ou a noite. Enfim todos esse detalhes fazem a diferença. Como disse George Balanchine: "Dançarinos são os poetas do gesto." Dançar é uma obra de arte na qual se desenha uma história (poesia) através dos gestos (movimentos). A maquiagem é de extrema importância, de nada adianta dominarmos com excelência os movimentos, expressividade e técnica de uma coreografia ou estilo de dança.


Se não dermos um lugar de destaque a maquiagem, o trabalho se perde, porque na dança tudo se completa de maneira sublime e uniforme.

Gostaria de tocar num tópico interessante que é a maquiagem masculina. Na dança também se usa maquiar os homens e isso faz parte do universo de artistas. 

Deixo como dica o site: Maquiagem Masculina; do Thiago Botelho
Um site muito legal que dá boas dicas e fala tudo do universo masculino.

Dentre vários sites e blogs de maquiagem feminina posso citar:

Deixe seu comentário e engrandeça ainda mais esse post, dando dicas de outros blogs ou sites que falam sobre o assunto.

Um comentário

Fabi Cris (Denise Criss) disse...

Roger... Agora tb sou seguidora...
Muito boa a reportagem sobre a maquiagem...
Sucesso! Beijosssssssssss

Tecnologia do Blogger.