Dança Folclórica do Sudeste

A dança folclórica do Sudeste como não poderia deixar de ser é bastante diversificada e sofre influências de povos indígenas e também de vários outros povos de outros países que colonizaram essa região.

O folclore brasileiro é muito rico em detalhes e na região sudeste se deu de maneira muito ampla e diversificada. Aqui no Mundo da Dança vamos falar dos movimentos folclóricos artísticos que envolvem a própria dança.




Na Região Sudeste podemos destacar as danças:







O QUE É DANÇA FOLCLÓRICA

É uma forma de dança social que se desenvolveu como parte dos costumes e tradições de um povo e são transmitidas de geração em geração. Muitas danças exigem pares, outras são executadas em roda, às vezes se colocam em fileiras.

Embora as danças folclóricas sejam preservadas pela repetição , vão mudando com o tempo, mas os passos básicos e a música assemelhem-se ao estilo original. Todos os países têm algum tipo de dança folclórica e a maioria pertence apenas a sua nação, como por exemplo: a tarantela, italiana, o drmes, croata ou o krakowiak, polonês e o frevo brasileiro. Algumas são executadas em ocasiões especiais, como a polca de Natal sueca, a hayivka, dança da Páscoa ucraniana, a hochzeitstanz, dança austríaca de casamento e o reisado brasileiro, que festeja a véspera do dia de Reis.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.