Como ter uma Dança limpa?


É muito difícil falar disso por escrito, esse papo exige olho no olho, mas vou começar o texto com uma frase incrível de Fred Astaire: "Se a dança for certa não deve haver um único movimento desnecessário."

Isso quer dizer que para uma dança ser limpa, cada movimento deve ser calculado, pensado e coreografado, não deve existir nenhuma "sobra". Se você vai elevar os braços, qualquer rotação de punho ou ondulação que aconteça durante a elevação deve ser proposital e não fruto de vícios, desleixo ou distrações. Citando o sábio Chapolin, todos os movimentos devem ser friamente calculados.

Como conseguir uma dança limpa?

O papel do coreógrafo e professor de dança é essencial sobre esse processo, pois a correção e o exemplo visual são as melhores formas de aprender. É um trabalho muito sutil e sofisticado. Pesquise nas plataformas de vídeos alguns exemplos para ajudar, pois entendendo visualmente a diferença, fica mais fácil fazer auto correções.

Deborah Colker por exemplo tem um trabalho coreográfico muito limpo e objetivo. Assistindo suas coreografias percebemos como nada sobra na dança. Os membros do corpo vão para o movimento seguinte sem soluços nem desvios. Não é a toa que ela está na equipe do Cirque du Soleil...

Levando em consideração como exemplo do trabalho das coreografias da Deborah Colker. Os movimentos coreográficos incertos, impensados e nada calculados de improviso total, sem nenhum preparo devem ser estudados e melhorados na sua performance como dançarino ou coreógrafo. Temos que ter zelo e aperfeiçoamento para não cair na tentação da falta de cuidados estéticos com os movimentos e a falha na organização corporal.

Movimento limpo não tem rótulo, em qualquer atividade corporal ele segue as mesmas regras. Atletas são treinados para terem movimentos limpos, assim como apresentadores de TV e palestrantes. Independente da forma com que ele se apresenta, sempre será reconhecido. Quem tem movimento limpo para dançar, tem também para andar ou fazer compras, enfim qualquer atividade que precise da coordenação corporal.

Mas na dança devemos nos primar por limpar sempre os movimentos e dessa forma a coreografia fica visualmente melhor passando a mensagem de forma clara e objetiva. Não se esquecendo é lógico do sentimento embutido e da expressão corporal. Mas esses dois assuntos são para outro artigo em outro dia.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.